Relato de atividade em sala de aula

CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS.

Minhocas
18/08/2012
Língua Portuguesa, Ciências
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
20
ELIANA FERNANDES DA S. PLACIDO



- Compreender as diferentes configurações familiares e observar os diferentes modos de vida em família; Perceber as mudanças ocorridas nas famílias ao longo do tempo; Respeitar o modo e a configuração familiar do outro; Entender que as diferenças não podem atrapalhar a convivência; Observar o uso de palavras formais e informais.

Através de uma roda de conversa, de início, questionei sobre o tema do curta: Minhocas. Após o filme, tivemos uma conversa informal, na qual questionei sobre: O que significava o termo família? Que pessoas compunha a família de cada um? Qual a finalidade da família? A convivência familiar é sempre tranquila e sem dificuldades? Deixei os alunos darem suas respostas e discuti com eles o significado do termo família e as dificuldades presentes na vida em família. Em seguida, trabalhei a importância de valorizarmos a família em que vivemos e respeitar cada membro, mesmo que existam momentos difíceis. Evidenciei que o diálogo e o respeito é uma das melhores maneiras de se resolver os conflitos familiares. Solicitei aos alunos que produzissem um desenho que mostrasse a valorização da sua família e a importância de conviver bem com todos os seus membros.

Foi excelente a experiência de trabalhar com curta metragem em sala de aula. Os alunos participaram com muito entusiasmo e sempre querendo mais. Houve bastante diálogo, no qual cada um respeitava a resposta do outro e participavam dando opinião e aprendendo. Como o tema é amplo, a discussão se tornou muito valiosa, já que em minha sala há diferentes configurações familiares. Finalizando o desenho sobre a família, foi aquela euforia: uns fizeram recortes, outros queriam brilho, outros queriam montar a família com diversos materiais da sala(sucatas, glitter, lantejoula). Amei a aula e espero que venham outras tão produtivas quanto essa.