Relato de atividade em sala de aula

ILHA DAS FLORES: CONSUMO E CONSUMIDORES, UM ASPECTO DA DESIGUALDADE SO

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
19/08/2012
História
Ensino Fundamental - Anos Finais
30
Gilvan Nobrega dos Santos
EM PROFESSOR ARY QUINTELLA | RJ | Rio de Janeiro | Municipal





- Utilizar uma linguagem dinâmica (um vídeo) para aprofundar temas relacionados ao capitalismo, como a produção, circulação e consumo, sem se distanciar do fator humano envolvido nesse processo. - Refletir sobre a desigualdade social atrelada ao papel desempenhado pelo homem no sistema capitalista.

- Foram apresentados os conceitos de produção, circulação, consumo e desigualdade social. Utilizamos imagens da apostila escolar e jornais para visualizarmos diferenças nas moradias, roupas, transporte, etc., existentes em nossa sociedade. - Foi feito um rápido comentário sobre o tema abordado no filme e em seguida tivemos sua exibição.

A turma, de nono ano, se saiu bem no que diz respeito ao entendimento dos conceitos de produção, circulação e consumo. Quanto ao filme, os alunos não gostaram da forma e da linguagem dele, creio que por estarem habituados com filmes comerciais. Apesar disso, os alunos riram em algumas cenas e se chocaram com as cenas finais, nas quais as pessoas se servem de alimentos rejeitados para os porcos. Os alunos não conseguiram dar uma explicação razoável para o fato de o filme utilizar insistentemente a repetição da fala "o homem possui polegar opositor e um cérebro altamente desenvolvido" . Procurei mostrar que, dentro da minha visão, se tratava de uma ironia, pois como o homem com seu "cérebro altamente desenvolvido" ainda não conseguiu erradicar a fome, a miséria, a desigualdade social e outros males sociais?

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação