Relato de atividade em sala de aula

ILHA DAS FLORES: CONSUMO E CONSUMIDORES, UM ASPECTO DA DESIGUALDADE SO

Ilha das Flores
19/08/2012
História
Ensino Fundamental - Anos Finais
30
Gilvan Nobrega dos Santos



- Utilizar uma linguagem dinâmica (um vídeo) para aprofundar temas relacionados ao capitalismo, como a produção, circulação e consumo, sem se distanciar do fator humano envolvido nesse processo. - Refletir sobre a desigualdade social atrelada ao papel desempenhado pelo homem no sistema capitalista.

- Foram apresentados os conceitos de produção, circulação, consumo e desigualdade social. Utilizamos imagens da apostila escolar e jornais para visualizarmos diferenças nas moradias, roupas, transporte, etc., existentes em nossa sociedade. - Foi feito um rápido comentário sobre o tema abordado no filme e em seguida tivemos sua exibição.

A turma, de nono ano, se saiu bem no que diz respeito ao entendimento dos conceitos de produção, circulação e consumo. Quanto ao filme, os alunos não gostaram da forma e da linguagem dele, creio que por estarem habituados com filmes comerciais. Apesar disso, os alunos riram em algumas cenas e se chocaram com as cenas finais, nas quais as pessoas se servem de alimentos rejeitados para os porcos. Os alunos não conseguiram dar uma explicação razoável para o fato de o filme utilizar insistentemente a repetição da fala "o homem possui polegar opositor e um cérebro altamente desenvolvido" . Procurei mostrar que, dentro da minha visão, se tratava de uma ironia, pois como o homem com seu "cérebro altamente desenvolvido" ainda não conseguiu erradicar a fome, a miséria, a desigualdade social e outros males sociais?