Relato de atividade em sala de aula

AULA SOBRE RECICLAGEM

Ilha das Flores
18/11/2012
Biologia
Educação Infantil
19
Hyllana Larysse Girão Arrais



O aluno na faixa etária a partir 5 anos de idade poderá com esta aula: - Perceber a importância da reciclagem para o meio ambiente; - Identificar produtos que podem ser reciclados e os que não podem; - Manifestar no ambiente escolar a importância da coleta seletiva do lixo; - Elaborar panfletos, cartazes, etc. Para conscientizar a comunidade.

1º Momento: O professor conversou com as crianças sobre reciclagem, questionando-as: - O que é reciclagem? - O que é reutilizar? - Porque é importante reutilizar e reciclar? - Quem faz coleta seletiva de lixo na sua casa? - Quais são as consequências quando não se faz a coleta seletiva do lixo? 2º Momento: O professor exibiu para as crianças o vídeo sobre reciclagem (Programete Criança Ecológica-Reciclagem/ É preciso reciclar- Turma da Mônica. Youtube). Ao final da exibição do vídeo, o professor fez uma avaliação sobre o mesmo, questionando as crianças sobre o que aprenderam. (Sobre o conceito de reciclagem, sua importância e a diferença entre reciclagem e reutilização). 3º Momento: O professor realizou com as crianças uma lista sobre coisas que podem ser recicladas ou não. Depois, fez aos alunos os seguintes questionamentos: - As garrafas pet podem ser recicladas? - E as de vidro? Será que podemos reciclar restos de comidas? - O papel pode ser reciclado? - Qual tipo de papel pode ser reciclado? 4º Momento: O professor colocou a lista no mural da escola.

Foi uma experiência significativa, tanto para o professor, quanto para os alunos. Aprendeu-se utilizando a ludicidade, e foram desenvolvidas atividades onde o profissional pôde ver que o aluno aprendeu e compreendeu o assunto. A percepção que o aluno adquiriu ao decorrer dessas atividades nos fez ver o quanto é importante e inteligente a mente de uma criança dessa idade, capaz de fazer uso de um tema tão importante e tão comentado como é a reciclagem. Também foi importante para fazer os alunos perceberem que tudo pode mudar após o aprendizado de como se deve fazer.