Relato de atividade em sala de aula

MAIOR QUE UMA ILHA: INDIGNAÇÃO E AÇÃO PARA TRANSFORMAR NOSSAS VIDAS

Ilha das Flores
30/09/2012
Educação Física
Ensino Médio
120
Cristine Lima Pires



Na disciplina Educação Física, buscamos trabalhar na perspectiva do movimento humano na sociedade, não apenas corporal, mas de efetiva atuação social. Dessa forma, com o curta "Ilha das Flores", tivemos como objetivo principal sensibilizar os alunos para o debate sobre a importância da participação política para transformar a realidade. Através da indignação/ação diante do contexto adverso que convivem no ambiente escolar, tivemos o intuito de contribuir para refletirem sobre questões culturais que interferem no cuidado com a estrutura física da escola, a relação com os colegas, todo o corpo escolar, bem como abrir um espaço de diálogo para apontarem aquilo que os desagradam em toda a estrutura física e de relação pessoal na escola.

1º Assistir ao filme Ilha das Flores. 2º Solicitar que definam o curta com uma palavra e justifiquem a escolha. 3º Selecionar algumas palavras e iniciar um debate levando questões sobre as palavras escolhidas 4º Solicitar a escrita de uma resenha crítica sobre o filme apontando os pontos que considerou mais relevante. 5º Iniciar a produção de um vídeo sobre questões relevantes que precisam ser discutidas, refletidas, apontadas e transformadas na escola. 6º Exibição do vídeo produzido pelos alunos seguido de debate reflexivo.

Já conhecia o curta "Ilha das Flores", mas nunca tinha dialogado com ninguém a respeito dele. Foi uma experiência interessante poder ver as reações durante a exibição e ter a oportunidade de debater com jovens. Senti que alguns alunos ficaram chocados e indignados com a questão do ser humano ser considerado inferior ao porco na Ilha das Flores. Eles me trouxeram uma série de questões e olhares que não havia pensando e considerei melhor trabalhar o vídeo com base nos temas que foram levantados através das palavras-chave. Nesse sentido, não fiquei amarrada a um planejamento previamente traçado, mas a partir do contato com a realidade, busquei somar o que havia planejado às questões que foram surgindo. Com essa mesma perspectiva, trabalhei em quatro salas de 1º ano do ensino médio e muitas indagações surgiram. Precisava detonar um processo de indignação/ação que deveria culminar com a produção de um vídeo sobre questões referentes à escola e a possibilidade de transformação da realidade que vivemos através de atuação política. Estamos no processo. Muitas coisas ainda estão por fazer, mas a possibilidade de vivenciarem o sentimento de indignação e serem provocados a agir, saberem que existem caminhos para transformação, isso ficará marcado na vida de todos, com certeza.