Relato de atividade em sala de aula

“QUAL É O NOSSO COMBUSTÍVEL E SUA IMPORTÂNCIA?”

08/11/2023
Educação Física
Conhecimento
Educação Infantil
17
Priscila Vaz Rebelato



Utilizei o filme com o objetivo de ilustrar o que o ser humano precisa para ter disposição. Quais alimentos são saudáveis, que as guloseimas enchem a barriga, mas não são saudáveis para o nosso corpo e que, quando estamos bem alimentados, temos disposição para praticar atividades físicas.

Nos filmes do “Peixonauta”, tem a “Pop” – que é uma bola com sons e ritmos diferentes. Utilizei dessa ilustração do filme para desenvolver uma atividade com atenção e ritmo com os alunos.

O objetivo principal da aula é a competição entre os alunos na corrida com obstáculos, para desenvolver habilidades motoras como: velocidade, lateralidade, concentração, atenção e entender as regras da competição. 

Com a atividade de competição, o objetivo também é desenvolver o saber ganhar e perder. No filme, também é ilustrado esse desenvolvimento, que não importa ganhar ou perder e, sim, participar e se divertir com os amigos, desenvolver a empatia com quem perde e não praticar bullying entre os colegas.


  1. Assistir ao filme.
  2. Fazer uma atividade com o ritmo do som da “Pop”.
  3. Responder as perguntas sobre alimentação saudável e sobre o filme: A) Por que o coelho Ed estava fraco e desanimado? B) Quais alimentos são saudáveis?
  4. Competição na corrida com obstáculos.
  5. Roda de conversa sobre qual é o nosso combustível e a importância dele, sobre bullying e sobre saber perder e ganhar.

A aula foi desenvolvida com a turma da Segunda Etapa C Integral 5 e 6 anos. No primeiro momento, conversei com eles e expliquei que íamos assistir um filme sobre a nossa atividade de Educação Física daquele dia. Estava com 17 alunos e todos bem atentos ao filme “Peixonauta e o caso do coelho desanimado”. Assim que o filme acabou, fiz uma proposta de fazermos com nossas mãos e pés o ritmo igual ao da “Pop”, para reproduzirmos o ritmo da “Pop”. Todos ficaram animados e, com atenção, ouviram o som da “Pop” e tentaram reproduzir o mesmo som (e queriam mais!). Em seguida, fiz três perguntas e todos queriam e sabiam responder, estavam bem empolgados para falar o que sabiam. Enfim, fomos para nossa tão esperada corrida de obstáculos: os alunos foram separados em duplas para realizar a competição que foi bem animada, tinha torcida e os alunos davam a largada com um apito. A aula foi finalizada com a roda de conversa e, mesmo depois da corrida, todos ainda estavam empolgados para falar sobre o que aprenderam (alimentação saudável, saber ganhar e perder, bullying e a importância do nosso combustível certo).