Relato de atividade em sala de aula

RESPONSABILIDADE SUSTENTÁVEL

08/11/2023
Pensamento científico, crítico e criativo
Educação de Jovens e Adultos
12
Maria Luiza de Lima Tedesco



A escolha dos vídeos surgiu da importância da conscientização e divulgação de condutas sustentáveis, com o objetivo da Preservação Ambiental e, consequentemente, dos seres vivos.

No primeiro documentário, “A Invenção de um novo modo de viver”, foram apontadas causas dos impactos das atividades humanas sobre o Meio Ambiente e propostas reflexões norteadoras acerca da temática. 

No segundo documentário, relatou-se a situação de risco que vivem os seringueiros da Floresta Amazônica, as questões de disputa de terras pelos fazendeiros e grandes empresas, ameaça ambiental e a vida simples do Sr. Osmarino e sua luta pela preservação da floresta. Um documentário que mostra a realidade de uma comunidade que valoriza a natureza e suas riquezas em detrimento do monopólio do capital.


 


Dia 23/10

  • Leitura e Roda de Conversa sobre a frase: ?”Preservar o Meio Ambiente vai além de plantar uma árvore, economizar água etc. É necessário também cultivar a ideia na cabeça das pessoas, difundindo a necessidade de mudanças de conduta, pensando no bem-estar das futuras gerações.” (Zé Ambientalista)
  • Vídeo CurtaEducação: Documentário “A Invenção de um novo modo de viver”
  • Atividade de Escrita sobre o tema da aula;
  • Interdisciplinaridade (Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e Pluralidade)

Dia 24/10 

  • Atividade utilizando o dicionário: busca pela definição de SUSTENTABILIDADE e BIODIVERSIDADE;
  • Roda de Conversa sobre as palavras acima;
  • Atividade impressa sobre sustentabilidade e consumo consciente;
  • Interdisciplinaridade (Língua Portuguesa; Ciências da Natureza e Ciências Humanas).

Dia 25/10

  • Apresentação de Tabelas com dados sobre questões voltadas para o Meio Ambiente: poluição e desmatamento;
  • Roda de Conversa sobre interpretação de dados apresentados nas Tabelas: Mais/Menos – Maior/Menor;
  • Atividade de interpretação de dados da Tabela;
  • Interdisciplinaridade (Matemática, Ciências da Natureza e Pluralidade).

Dia 26/10

  • Leitura Texto: “A Riqueza da Amazônia”
  • Vídeo CurtaEducação: Documentário “Osmarino”
  • Roda de Conversa sobre o texto lido e o documentário;
  • Início das atividades de Produção de Cartazes/Panfletos orientadores sobre Preservação Ambiental;
  • Interdisciplinaridade (Língua Portuguesa e Ciências da Natureza e Humanas).

Dia 27/10

  • Culminância da Sequência Didática realizada com os Vídeos do CurtaEducação;
  • Confecção de Panfletos e Cartazes com frases de conscientização de Preservação do Meio Ambiente;
  • Pintura da imagem para confecção dos panfletos;
  • Socialização das produções realizadas pelos alunos;
  • Interdisciplinaridade (Ciências da Natureza e Humanas, Língua Portuguesa e Arte).

O uso dos recursos tecnológicos tem contribuído para o processo de ensino aprendizagem de forma significativa e eficaz. Utilizado como uma estratégica metodológica, os vídeos disponibilizados pelo CurtaEducação enriqueceram os conteúdos desenvolvidos na temática da Preservação Ambiental e Sustentabilidade – uma vez que renomados estudiosos da área relataram dados científicos – nas Rodas de Conversa, atrelados ao uso de sons e imagens estimulantes.

Para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), dialogar e contextualizar os conteúdos desenvolvidos é ainda mais necessário, uma vez que os alunos trazem consigo grande “bagagem de mundo” e demonstram grande vivência nas diversas áreas da vida. A experiência de utilização do canal digital foi considerada positiva e enriquecedora para a sala de aula, caracterizando-se como metodologia ativa que contribui diretamente para o processo de ensino e aprendizagem.