Relato de atividade em sala de aula

BRAZIZ DIVERSO

01/12/2023
Geografia, História, Língua Portuguesa, Arte
Pensamento científico, crítico e criativo
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
21
JANDIARA ARAÚJO CORRÊA DOS SANTOS CASTRO



Esse tema  e muito importante e se faz necessário visto que, vivemos em um país com uma divercidade cultural, social e de cores diferentes devido a nossa colonização e das contribuições dos imigrantes, é um assunto onde podemos abordar vários temas e debates e relacioná-los com diferentes conteúdos dando a possibilidade da miltidisciplinaridade. Infelismente, as crianças e jovens são bombardeados com  temas sobre a aparência e a aceitação dentro dos grupos sociais e na comunidade onde estão inseridos, muitas vezes de uma forma negativa, sendo que, a não aceitação faz com que passem  a terem uma falta de auto estima e muitas fezes, criasse situações de conflitos e bullyng, a reflexão sobre o tema é importante para criar uma rede de pensamento sobre a influencias da internet e da globalização no nosso modo de vida, na nossa formação cultural, social e familiar enquanto individuos, e quais atitudes podemos tomar para não nos influenciar e mudar essa cultura de discriminação direta e indireta.

 

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM.

- Valorizar características individuais e a auto-estima dos aluno;

-Trabalhar a aceitação de si e do outro, dentro das suas diferenças;

-Estimular a tolerância;

-Conscientizar e Combater ações de exclusão e de Bullyng;

-Refletir sobre discriminação;

-Repensar os modelos e padrões de beleza;

-Trabalhar a autoestima das crianças; tanto meninas como meninos.


1 momento:

Pedi para que cada um olhasse para o amigo que pegou e falasse sobre um ponto positivo e outro negativo, depois passei um espelho onde eles deveriam falr sobre o que viam no espelho e dizer se gostavam ou não

2° momento:

  Nesse segundo momento fomos assistir ao curta “Imagine uma menina com cabelo de Brasil”, antes de passar o curta, pedi para que relembrasse sobre a dinâmica que fizemos em sala sobre as diferenças e características de cada um e pensassem nisso prestando atenção nas cenas, com as personagens, nos acontecimentos, na musica.  Quando o curta acabou conversamos sobre o assunto, perguntei sobre as características das personagens , o que cada um pode observar, depois abri para um diálogo sobre os acontecimentos pensando em um mundo global, onde cada personagem representa um continente, e os conflitos mundiais no momento atual, eles deram e falaram sobre suas expressões desses conflitos, as consequências, sobre a discriminação, preconceito, onde as pessoas perdem a sua pátria e se tornam refugiados, como produto final pedi que escrevessem um relato sobre o filme, e fizemos um mural com as imagens de cada um com cabelos de papel crepom e depois de pronto eles analisaram ouviram a música dom Jhon Lennon e concluíram que cabem as próximas gerações a mudança mundial, começando dentro de cada comunidade em que estão inseridos com as suas igualdades e diferenças.

Avaliação:

Foi realizada através da roda de conversa e da confecção do cartaz autoretrato.

Referências bibliográficas:

OLIVEIRA, Elvira de. Cidadãos do mundo - construindo o futuro, coleção De olho no mundo Recreio. São Paulo: Ed. Abril, 2000.

KINDERSLEY, Anabel e Barnabas. Crianças como você, uma emocionante celebração da infância no mundo. São Paulo: Ed. Ática, 2008

 

 

 

 


Eu fiquei muito surpresa, o resultado foi muito bom...Eles interagiram, colocaram as suas opiniões, medos, durante as perguntas eles se colocaram no lugar das personagens e fizermos a reflexão sobrea a diversidade do Brasil dentro da nossa sala de aula, onde surgiu a proposta da confecção do cartaz deles mesmos, onde podemos observar essa variedade geografica e historica de cada um dos discentes, eles gostaram muito do seu autoretrado, passando a partir dai a se verem de uma forma mais possitiva.

Eles ficaram muito tristes de verem que no mundo de hoje, ainda exeistem crianças que sofrem pelas suas diferenças, são perseguidas, tiradas de suas famílias, obrigadas a irem para outros paises desconhecidos para poderem sobreviver, dei o exemplo dos refugiados, e até mesmos dos refugiadfos negro que infelismente estão ainda hoje fazendo o mesmo caminho atrós do período da escravidão.

 

FOTOS COM O AUTORETRATO.

https://photos.app.goo.gl/Xo9FQgAjtBNyqDLU6