Relato de atividade em sala de aula

A IDENTIDADE BRASILEIRA FRAGMENTADA

Visualizações |
Vote aqui
Identidade e Natureza
01/11/2024
Geografia
Pensamento científico, crítico e criativo
Ensino Médio
32
Pedro Paulo Mesquita Mendes
EE ISOLINA FRANCA SOARES TORRES | MG | Araguari | Estadual





O documentário "Identidade e Natureza" da série “Alegorias do Brasil” foi utilizado com o objetivo de estimular a reflexão dos estudantes sobre a relação entre a identidade brasileira e a diversidade natural e cultural do país, promovendo uma análise crítica sobre a fragmentação na construção de identidades regionais e nacional. O vídeo apresenta diferentes diálogos que fazem com as questões de identidade, cultura e ecossistemas locais, proporcionando uma visão abrangente e sensível das relações que constituem a essência do Brasil.

O impacto esperado ao utilizar o documentário "Identidade e Natureza" é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre a diversidade cultural e natural que compõe a identidade brasileira. Por meio dos relatos de diferentes pessoas, contribuído na intepretação da identidade e natureza brasileira, assim o documentário deve estimular uma reflexão crítica sobre a interdependência entre meio ambiente e cultura. Espera-se que, ao final da experiência, os alunos ampliem sua percepção sobre a complexidade do Brasil e desenvolvam uma valorização maior pela preservação dos ecossistemas e das culturas locais.

Além disso, o filme pretende alcançar objetivos educacionais voltados ao reconhecimento da importância da biodiversidade e da diversidade cultural para a construção da identidade nacional. Com isso, o documentário busca despertar a empatia dos estudantes pelas diferentes realidades regionais e incentivar uma postura de respeito e curiosidade pela pluralidade do país e a compreensão da complexa fragmentação cultural brasileira, porém sendo única. O impacto na aprendizagem é que os alunos não apenas reconheçam as diversas facetas que compõem o Brasil, mas também compreendam a importância da preservação ambiental e cultural como parte fundamental da identidade brasileira e de um futuro sustentável.


As atividades foram estruturadas para promover uma experiência imersiva e reflexiva, dividida em duas etapas principais:

Primeira Atividade – Reflexão Inicial em Post-its: Antes da exibição do documentário, os alunos foram convidados a escrever em post-its o que entendiam por “identidade” e “natureza”. Esta atividade inicial teve o objetivo de provocar uma autorreflexão e estimular a expressão pessoal sobre o tema, além de permitir um ponto de partida para a análise posterior. Os post-its foram fixados no quadro, compondo um mural de pensamentos que serviu como um termômetro das percepções dos alunos antes do contato com o filme.

Exibição do Documentário: Após a atividade inicial, foi exibido o documentário "Identidade e Natureza", incentivando os alunos a observarem atentamente os elementos culturais, ambientais e sociais retratados. Durante a exibição, foram convidados a fazer anotações sobre os aspectos mais marcantes e que se conectavam com os temas de identidade e natureza.

Segunda Atividade – Elaboração de Poemas: Após a exibição, os alunos foram convidados a compor um poema inspirado nas falas e ideias apresentadas no documentário, integrando elementos que simbolizassem a relação entre identidade e natureza. A proposta permitiu que cada aluno traduzisse sua percepção individual de forma criativa, utilizando símbolos como biomas, personagens e tradições culturais. A atividade buscou estimular a expressão pessoal e a síntese dos conteúdos apreendidos. Para finalizar, comparamos as percepções iniciais com as que tiveram sobre os conceitos de identidade e natureza após a realização da segunda atividade.

Para a realização dessas atividades, foram utilizados recursos como post-its, canetas, um quadro para o mural de reflexões, e equipamentos audiovisuais para a exibição do documentário.

 


A aplicação das atividades revelou um alto nível de engajamento e interesse por parte dos alunos. Observou-se que a atividade inicial de reflexão em post-its ajudou a estimular a curiosidade e a predisposição para conectar suas ideias prévias ao conteúdo do documentário. A segunda atividade, de elaboração dos poemas, foi especialmente enriquecedora, pois permitiu que os alunos expressassem de forma simbólica suas interpretações e sentimentos. Eles demonstraram sensibilidade e atenção aos temas abordados no documentário, incorporando elementos como fauna, flora, paisagens e valores culturais.

O feedback dos alunos foi positivo, com relatos de que o documentário ampliou seu entendimento sobre a riqueza cultural e natural do Brasil. Muitos disseram que a atividade ajudou a reconhecer o valor da diversidade ambiental para a construção da identidade cultural e pessoal. A liberdade criativa na composição dos poemas foi destacada como um ponto de destaque, pois possibilitou que cada um encontrasse uma maneira única de articular sua visão sobre o tema.

Ao refletir sobre a experiência, percebe-se que a combinação de atividades reflexivas e criativas funcionou bem para promover uma compreensão mais ampla e integrada do tema. Para futuras aplicações, seria interessante expandir a atividade de pós-exibição para incluir uma apresentação dos poemas, seguida de uma discussão sobre as diferentes abordagens e interpretações, o que poderia enriquecer ainda mais o processo de troca e aprendizado coletivo.