Plano de Aula

SEM TÍTULO

O Brinco
31/03/2015
Ensino Médio
Filosofia, Sociologia, Biologia, Língua Portuguesa
Joao Worcman
Acesse a ficha do filme



Baseado num conto de Luis Fernando Verissimo, esse curta conta a história de uma teia de relações clandestinas que é desmascarada por um simples brinco que vai parar na orelha errada.Com uma linguagem simples e direta, as crônicas se aproximam do leitor e o fazem refletir sobre a vida e os comportamentos humanos.



Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


- Conhecer o gênero textual crônica e suas características


- Produzir uma coletânea de crônicas.



1º momento



Exiba o filme para a turma logo depois faça a mediação da discussão a partir das perguntas a seguir: (as perguntas são sugestões e podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento da atividade)


- Do que se trata o curta?


- Quais reflexões o curta provoca?


- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?


- Qual a mensagem que o curta quer passar?




2º momento



Questione os alunos sobre o que eles conhecem do gênero textual crônica. Peça para que eles realizem uma pesquisa buscando informações sobre a história, as características desse gênero textual e seus principais autores.


Promova um momento para socialização dos resultados obtidos.




3º momento


Para entender um pouco sobre o autor da crônica que inspirou o curta, solicite que os alunos façam uma pesquisa na internet procurando informações sobre o autor como:


- o que caracteriza a produção textual do autor


- quais outras crônicas ele escreveu


- quais temáticas aparecem nas crônicas dele





4º momento


Como atividade, sorteie entre os alunos diferentes temas para que cada um produza uma crônica, respeitando as características pesquisadas durante as atividades anteriores.


Com ajuda do aplicativo Livros Digitais, peça para que os alunos publiquem um livro com a coletânea de crônicas produzidas pela sala.


Você poderá imprimir o livro e distribuir para a comunidade escolar numa tarde de autógrafos com os alunos ou publicá-lo no site da escola.




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)