Plano de Aula

ASTROBALDO - UMA VERDADEIRA AVENTURA NO ESPAÇO

Irmão Sol
13/08/2021
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Ensino Religioso, Geografia, Língua Portuguesa, Ciências
Mylene Oliveira
Acesse a ficha do filme



Caro professor, a série “Astrobaldo” proporciona uma verdadeira aventura no espaço a partir da percepção infantil do protagonista Astrobaldo, um menino de 5 anos de idade. Essa animação conta com 13 episódios e aborda temáticas como a importância da leitura para a formação humana, a ciência como uma área passível de ser explorada pelas crianças (curiosas e criativas por natureza) e o respeito à diversidade.


Ao utilizar esses vídeos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobretudo no 1º ano, a autonomia infantil é estimulada, pois a ênfase está na imaginação do protagonista que, a todo momento, fantasia que está viajando no espaço com a sua nave.


A irmã mais velha do garoto tem um papel importante no estímulo à leitura, pois é ela que lê o “Manual do pequeno astronauta” e incentiva o menino a estudar para decifrar os códigos linguísticos. Astrobaldo parte em várias missões espaciais e mitológicas com dois amigos, a princípio. O interessante é que essas não são aventuras comuns, pois sempre há uma aprendizagem por trás dos episódios, tais como: a proteção aos animais, o combate ao preconceito e ao bullying e a promoção de um estilo de vida mais saudável.


Em um episódio, a personagem “Tami” é convidada para fazer parte da equipe, mas Astrobaldo recusa por não considerar que uma mulher também pode explorar o espaço. No entanto, a irmã do protagonista mostra a imagem de uma mulher astronauta no livro e aborda essa questão com o garoto, que muda o seu pensamento. Nessa lógica, no decorrer dos episódios vários personagens são recrutados para fazerem parte da equipe de crianças astronautas e juntos exploram os planetas do Sistema Solar por meio da imaginação.


Uma sugestão é que a série seja vista coletivamente no ensino remoto ou no presencial. Depois disso, cada estudante pode falar a sua opinião sobre a animação e uma lição aprendida em cada episódio da série. Com a sua orientação, podem ser abordados valores como o trabalho em equipe e a inclusão. Além disso, é possível discutir sobre as características dos planetas, mitologia, benefícios e malefícios da internet a pertinência dos estudos para a formação humana.


Veja algumas questões norteadoras para a conversa com a turma:



  • Quais planetas você viu na série?

  • De qual missão você mais gostou? Por que?

  • Quais lições você aprendeu em cada episódio?

  • Por que o respeito à diversidade é fundamental?

  • Qual é a importância da leitura para as crianças da série? E para você?

  • Por que a internet do espaço foi considerada ruim por Plutão no último episódio da série?


Como atividade prática, os estudantes podem fazer o Sistema Solar utilizando massa de modelar e, em casa, cada um pode observar os astros no céu (Sol, Lua e estrelas) por alguns dias fazendo os respectivos registros escritos e/ou ilustrativos sobre os horários e as posições em que aparecem e desaparecem. Por último, os alunos apresentam os trabalhos para a turma em um momento de diálogo e síntese do que foi estudado.


Portanto, é possível identificar competências e habilidades da BNCC para o uso dessa série nos anos iniciais do Ensino Fundamental nos componentes curriculares Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, Geografia e Ensino Religioso:


1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.


(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.


6. Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.


(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.


2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.


(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.


3. Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.


(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.


5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.


(EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.


8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.


(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.



EI02EO03 - Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
EI03EO03 - Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
EI03EO07 - Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
EI02EF03 - Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
EI03EF06 - Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
EI03ET03 - Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
EI02ET04 - Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
EI02ET06 - Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
EF01LP04 - Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
EF01LP05 - Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
EF01LP10 - Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
EF01LP25 - Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).
EF01LP26 - Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
EF12LP01 - Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
EF15LP10 - Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF02LP28 - Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.
EF35LP03 - Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
EF15AR01 - Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
EF15AR21 - Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.
EF01CI04 - Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
EF03CI07 - Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
EF03CI08 - Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
EF05CI10 - Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
EF05CI11 - Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
EF05CI12 - Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
EF05CI13 - Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.
EF01GE04 - Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).
EF01GE05 - Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.
EF06GE03 - Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
EF01ER01 - Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
EF04ER06 - Identificar nomes, significados e representações de divindades nos contextos familiar e comunitário.
EF05ER02 - Identificar mitos de criação em diferentes culturas e tradições religiosas.
EF05ER03 - Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte).

Irmão Sol - Questionário

Crie o seu próprio Teste!
Criar Teste





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)