Plano de Aula

BERTHA LUTZ

Bertha Lutz
21/01/2022
Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Linguagens, Ciências Humanas, Ensino Religioso, História, Língua Portuguesa
Vanessa Souza
Acesse a ficha do filme



Caro professor, a coleção de vídeos “Mulheres na história” apresenta a biografia de mulheres importantes para a história. O episódio “Bertha Lutz” pode ser trabalhado nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental para discutir sobre a luta feminina e a participação da mulher na política.


Antes de tudo, cabe a você, professor, fazer uma contextualização histórica para que os alunos possam assistir ao vídeo com conhecimentos prévios sobre:


- o Brasil e o mundo no início do século XX;


- movimentos sufragistas na Inglaterra;


- luta feminina por direitos no Brasil;


- dentre outros.


Bertha Lutz nasceu em São Paulo no final do século XIX. Filha de uma enfermeira inglesa e de um cientista brasileiro, seguiu a área e graduou-se em Ciências Naturais em Paris.


O seu contato com os movimentos sufragistas na Inglaterra em prol do direito da mulher votar e ser votada contribuiu para o seu engajamento político e social no Brasil a partir de 1918. Bertha Lutz foi uma forte influência na luta pelos direitos políticos das brasileiras que não podiam votar e se divorciar.


Em contato com a imprensa, ela falou sobre igualdade humana na coluna “Cartas de mulher”, que tinha o intuito de incentivar a revolta dos brasileiros contra o machismo e o patriarcalismo.


Em 1912, Bertha Lutz foi aprovada em 1º lugar em um concurso público para bióloga do Museu Nacional, caracterizando-se como a segunda brasileira a fazer parte do serviço público no país. Ela trabalhou mais de quatro décadas como pesquisadora em um cenário em que a mulher não tinha tanto reconhecimento na área.


A sua trajetória de luta foi grande. Em 1919 ela e as suas companheiras fundaram a “Liga para Emancipação Intelectual da Mulher”, um grupo destinado a reivindicações de direitos femininos, como voto, participação na vida pública, salários iguais, inclusão nos programas de proteção aos trabalhadores e educação. Bertha Lutz reuniu um grupo forte de mulheres, esforço que culminou no direito feminino ao voto em 1933.


No decorrer dos anos, Bertha Lutz representou as mulheres em assembleias, congressos e eventos ao redor do mundo, como Estados Unidos, Inglaterra, Roma e Alemanha. Além disso, ela fundou ligas e uniões; conheceu mulheres influentes, como Marie Curie, uma das maiores cientistas do mundo; e teve grande participação política, visto que se formou em Direito em 1933, foi eleita suplente de um deputado federal em 1934 e, com o falecimento dele, assumiu o cargo.


Bertha Lutz reivindicou mudanças sobre o trabalho das mulheres e dos menores de idade, igualdade salarial, licença maternidade e redução da jornada de trabalho. Com o fechamento do Congresso Nacional em 1937, ela continuou o trabalho em órgãos públicos até se aposentar em 1965.


Essa importante mulher recebeu várias homenagens e foi titulada Doutora Honoris Causa, visto a sua influência ao redor do mundo.


Desse modo, é relevante apresentar essa produção audiovisual para a turma e, em seguida, propor uma discussão sobre o papel feminino na sociedade e a luta por igualdade. Além disso, os alunos podem responder algumas questões com base no vídeo:


1. Segundo o vídeo, o que significa o termo “sufrágio”?


2. Para Bertha Lutz, como era o cenário brasileiro no início do século XX com relação às mulheres?


3. Por que, para Bertha Lutz, era importante reunir mais mulheres?


4. Como Bertha Lutz ressignificou o termo “lar”?


5. Você acha que, hoje em dia, as mulheres usufruem dos mesmos direitos que os homens?


6. Que atitudes podemos tomar para incentivar e valorizar a participação feminina na sociedade e na política?


As questões podem ser respondidas e discutidas com os alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, com base nas competências e habilidades da BNCC nos componentes curriculares Língua Portuguesa, História e Ensino Religioso.



EF15LP10 - Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF05GE02 - Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
EF04HI01 - Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
EF05HI02 - Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
EF05HI04 - Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.
EF05HI05 - Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
EF09HI08 - Identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX e compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema.
EF09HI09 - Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.
EF09ER06 - Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.
EM13LGG302 - Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
EM13LGG303 - Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
EM13LGG304 - Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.
EM13CHS102 - Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

Bertha Lutz

Crie o seu próprio Teste!
Criar Teste





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)