Plano de Aula

O CASO DO DIA DE SOL

O Caso do Dia de Sol
30/10/2023
Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ciências
Mylene Oliveira
Acesse a ficha do filme



Neste episódio, Peixonauta, Marina e Zico estão curtindo um dia de sol quando recebem um guarda-sol e conchas como pistas para a missão. Os três buscam desvendar o mistério nesse dia quente e ensolarado, intercalando com momentos de diversão.



EI03EO03 - Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
EI03EO04 - Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI02EO02 - Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
EI03CG04 - Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
EI01CG04 - Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
EI02CG04 - Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
EI02ET02 - Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
EI01ET03 - Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
EI03ET03 - Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
EF03CI04 - Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
EF03CI08 - Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste



Classificação conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)



Educação Infantil



CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “O EU, O OUTRO E O NÓS”



(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. 



(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.



(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.



CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS”



(EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.



(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.



(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.



CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES”



(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).



(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.



(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.



Ensino Fundamental



Ciências



(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo. 



(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.





 




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)