Plano de Aula

O CASO DO DIA QUE ERA NOITE

O Caso do Dia que era Noite
30/10/2023
Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ciências
Mylene Oliveira
Acesse a ficha do filme



Neste episódio, Peixonauta, Marina e Zico brincavam de pega-pega quando o avô de Marina apresenta um pesquisador aos aventureiros. Esse pesquisador instala um observatório no parque, que atrapalha o sono de um animal. Os três aventureiros recebem como pistas uma pena e um travesseiro e partem em busca de solucionar o mistério.




 



EI03EO03 - Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
EI03EO04 - Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI02EO02 - Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
EI02ET02 - Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
EI01ET03 - Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
EF01CI05 - Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
EF01CI06 - Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste



Classificação conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)



Educação Infantil



CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “O EU, O OUTRO E O NÓS”



(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. 



(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.



(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.



CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES”



(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).



(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.



(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.



Ensino Fundamental



Ciências



(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. 



(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.





 




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)