Plano de Aula

O CASO DAS SETE CORES

O Caso das Sete Cores
30/10/2023
Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Mylene Oliveira
Acesse a ficha do filme



Neste episódio, Peixonauta, Marina e Zico recebem uma boia salva-vidas e um arco-íris como pistas do mistério que precisam desvendar. Juntos, eles descobrem como é feito o arco-íris e que ele não é criado somente a partir do contato da água da chuva com a luz solar.




 



EI03EO03 - Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
EI03EO04 - Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI02EO02 - Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
EI02ET02 - Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
EI03ET02 - Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
EI01ET03 - Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
EI02ET03 - Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
EI03ET03 - Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
EF02CI05 - Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.
EF02CI08 - Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
EF03CI02 - Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).

Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste



o Infantil



CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “O EU, O OUTRO E O NÓS”



(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. 



(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.



(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.



CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES”



(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).



(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.



(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.



(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.



(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.



Ensino Fundamental



Ciências



(EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.



(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).



(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).





 




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)