Plano de Aula

O CASO DA TROCA DE IDENTIDADES

O Caso da Troca de Identidades
30/10/2023
Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ciências
Mylene Oliveira
Acesse a ficha do filme



Neste episódio, Peixonauta e Marina partem em uma aventura em busca dos animais que sumiram do parque. Eles recebem como pista uma lupa e uma foto. Depois, Zico se junta à busca e os três descobrem que é preciso um olhar aprofundado para desvendar o mistério.




 



EI03EO03 - Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
EI03EO04 - Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI02EO02 - Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
EI01ET03 - Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
EI02ET03 - Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
EI03ET03 - Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
EF02CI04 - Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
EF03CI04 - Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
EF03CI05 - Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
EF01ER03 - Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
EF01ER04 - Valorizar a diversidade de formas de vida.


Classificação conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)



Educação Infantil



CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “O EU, O OUTRO E O NÓS”



(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. 



(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.



(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.



CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES”



(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.



(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.



(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.



Ensino Fundamental



Ciências



(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.



(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo. (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.



Ensino religioso



(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um. (EF01ER04) Valorizar a diversidade de formas de vida.





 




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)