Plano de Aula

O CHAPÉU

O Chapéu
16/04/2024
Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Linguagens, Ciências Humanas, Ensino Religioso
Mayra
Acesse a ficha do filme



O filme conta sobre o dia em que um varredor de jardim encontra um chapéu mágico. Ao vesti-lo, um novo mundo se apresenta diante dos olhos do protagonista, um mundo em que seus desejos se realizam.


O filme apresenta uma maneira encantadora de estimular a imaginação, ensinar o valor da gratidão e a beleza nas coisas simples. O Chapéu serve como uma ferramenta pedagógica para promover discussões sobre a diferença entre desejo e realidade, fomentar a empatia ao entender diferentes perspectivas e incentivar o autoconhecimento. 


A premissa mágica do filme serve como um estímulo à imaginação, incentivando os alunos a pensarem de forma criativa e a explorarem suas próprias visões de mundo.




 



EI03TS02 - Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI02EO01 - Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
EI03EO01 - Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI03EO04 - Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03EO06 - Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
EI03EO07 - Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
EI03CG01 - Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
EI02CG05 - Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI01CG01 - Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
EI03CG02 - Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
EI01CG03 - Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
EI03CG05 - Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI02EF01 - Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI03EF01 - Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI02EF05 - Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
EI02EF04 - Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
EI03EF04 - Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
EI03EF06 - Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
EI01EF07 - Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.).
EF15LP12 - Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
EF02LP24 - Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, relatos de experimentos, registros de observação, entrevistas, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
EF15AR01 - Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
EF15AR02 - Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
EF15AR04 - Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
EF15AR05 - Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
EF01ER01 - Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
EF01ER05 - Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.
EF01ER06 - Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.
EF02ER01 - Reconhecer os diferentes espaços de convivência.

Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste



Algumas sugestões de aplicação:



→ Elabore uma atividade em que os alunos confeccionem seus próprios chapéus, contendo em seu interior o que desejam para o novo ano letivo;

→ Monte junto com a turma um chapéu em que todos possam colaborar, com as intenções e responsabilidades que todos irão cumprir ao longo do ano. 



→ As possibilidades de aplicação são inúmeras! Use a sua imaginação e não se esqueça de compartilhar com seus colegas, relatando sua experiência na plataforma!




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)