Plano de Aula

A PESTE DA JANICE: UM CASO DE BULLYING?

A Peste da Janice
15/07/2014
Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Formação de Educadores
Sociologia, Língua Portuguesa
Vanessa de A. Souza
Acesse a ficha do filme



No cotidiano da escola enfrentamos situações de bullying entre os alunos. Este filme é uma oportunidade para refletir com eles sobre situações cotidianas na escola.


Os objetivos didáticos do filme são:


- Refletir com os alunos sobre o bullying e identificar situações do cotidiano da escola;


- Pensar soluções conjuntas para lutar contra este tipo de atitudes;


- Prevenir situações de bullying na escola.


Antes de assistir ao filme, divida os alunos em pequenos grupos de 3 ou 4 integrantes para que discutam o que eles acham que é bullying, colocando exemplos do cotidiano. Peça a cada grupo para fazer uma lista. Recolha todas as listas. As mesmas serão usadas num próximo momento.


Assista ao vídeo "A peste da Janice" com alunos. Após o vídeo faça uma breve discussão com os alunos:


O que sucede com a Alice no filme?


Está certa a atitude das colegas?


Vocês acham que isso é bullying? Por que?


O que vocês fariam no lugar das colegas?


O que vocês fariam no lugar da Alice?


Após a discussão leia as listas que os alunos escreveram na primeira parte da aula.


Faça uma explicação sobre o bullying: Bullying é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir outros. Bullying pode assumir várias formas e pode incluir diferentes comportamentos, tais como:


- Violência e ataques físicos;


- Gozações verbais, apelidos e insultos;


- Ameaças e intimidações;


- Extorsão ou roubo de dinheiro e pertences;


- Exclusão do grupo de colegas.


Agora devolva as listas para os grupos e peça que analisem novamente se os exemplos que eles mencionaram seriam considerados "bullying". Peça a cada grupo escolher um dos exemplos da lista e pensar numa solução:


O que eles fariam para resolver essa situação?


O que eles fariam para evitar chegar nessa situação?


Para finalizar faça uma espécie de assembleia onde cada grupo exponha seu caso e possam ser debatidos entre todos.



EF01ER01 - Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
EF01ER03 - Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
EF09ER06 - Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)