Plano de Aula

O PARADOXO DA DEMOCRACIA - PRIMEIRO FESTIVAL DE HISTÓRIA POLÍTICA DO TAMANDUÁ EDU

O Paradoxo da Democracia
06/08/2021
Ensino Médio
Ciências Humanas, Geografia, História, Filosofia, Sociologia
 EM13CHS101 - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
EM13CHS103 - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
EM13CHS401 - Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
EM13CHS403 - Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.
EM13CHS603 - Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).
EM13CHS605 - Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.

yambanis



Caro Professor:

O documentário aborda, de forma dinâmica e contundente, a crise da democracia na última década, em diferentes contextos sócio-políticos. Apoiado não só em registros audiovisuais produzidos nos EUA, Brasil, Egito, França e Ucrânia, como também em posicionamentos de cientistas políticos, o filme permite a condução de análises amplas e profundas relacionadas a categorias conceituais, que são trabalhadas, no decorrer do Ensino Médio, em Ciências Humanas. A partir de diversas experiências sociais de questionamento das estruturas econômicas e políticas, vigentes em diferentes realidades, temáticas unificadoras podem ser identificadas por meio da narrativa cinematográfica e exploradas didaticamente.

Sugerimos a você, professor, estabelecer diretrizes de trabalho, a partir de questões problematizadoras, que possam conduzir o olhar dos estudantes durante a exibição do documentário. A partir da formação de grupos de trabalho, os estudantes deverão elaborar registros no decorrer do filme, considerando os questionamentos propostos, para posterior discussão com o grupo de trabalho e apresentação em plenária para os demais colegas.

A seguir, sugerimos as questões problematizadoras que poderem ser agrupadas pelo professor em função do número de alunos e grupos formados.

A partir da narrativa do filme identifiquem:
- Que contradições e brechas podemos identificar na democracia, nas formas como se apresentam na atualidade?
- Quais os mecanismos de organização política que hoje são identificados com a democracia?
-Quais contradições expostas pelo capitalismo levam ao questionamento do modelo politico-democrático?
-A democracia é um sistema político em crise? Como explicar a ocorrência de questionamentos simultâneos em diferentes partes do mundo?
-Qual o papel das TDICs nos processos políticos atuais?
-A democracia é compatível com o capitalismo?
-Que relações podemos estabelecer entre a inclusão social de minorias e a experiência democrática?

Após o trabalho em pequenos grupos, seria interessante delimitar um tempo de exposição para cada grupo e, em seguida, abrir uma plenária de discussão com o seguinte tema:

Os paradoxos da democracia tornam esse modelo político (in)viável?

A exibição do documentário Os Paradoxos da Democracia e a dinâmica proposta favorecem o trabalho com competências e habilidades descritas na BNCC para o Ensino Médio e selecionadas a seguir:

1.Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.

(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

4. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.

(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.

(EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.

6. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

(EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).

(EM13CHS605) Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.