Caro professor, a série “Astrobaldo” proporciona uma verdadeira aventura no espaço a partir da percepção infantil do protagonista Astrobaldo, um menino de 5 anos de idade. Essa animação conta com 13 episódios e aborda temáticas como a importância da leitura para a formação humana, a ciência como uma área passível de ser explorada pelas crianças (curiosas e criativas por natureza) e o respeito à diversidade.
Ao utilizar esses vídeos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobretudo no 1º ano, a autonomia infantil é estimulada, pois a ênfase está na imaginação do protagonista que, a todo momento, fantasia que está viajando no espaço com a sua nave.
A irmã mais velha do garoto tem um papel importante no estímulo à leitura, pois é ela que lê o “Manual do pequeno astronauta” e incentiva o menino a estudar para decifrar os códigos linguísticos. Astrobaldo parte em várias missões espaciais e mitológicas com dois amigos, a princípio. O interessante é que essas não são aventuras comuns, pois sempre há uma aprendizagem por trás dos episódios, tais como: a proteção aos animais, o combate ao preconceito e ao bullying e a promoção de um estilo de vida mais saudável.
Em um episódio, a personagem “Tami” é convidada para fazer parte da equipe, mas Astrobaldo recusa por não considerar que uma mulher também pode explorar o espaço. No entanto, a irmã do protagonista mostra a imagem de uma mulher astronauta no livro e aborda essa questão com o garoto, que muda o seu pensamento. Nessa lógica, no decorrer dos episódios vários personagens são recrutados para fazerem parte da equipe de crianças astronautas e juntos exploram os planetas do Sistema Solar por meio da imaginação.
Uma sugestão é que a série seja vista coletivamente no ensino remoto ou no presencial. Depois disso, cada estudante pode falar a sua opinião sobre a animação e uma lição aprendida em cada episódio da série. Com a sua orientação, podem ser abordados valores como o trabalho em equipe e a inclusão. Além disso, é possível discutir sobre as características dos planetas, mitologia, benefícios e malefícios da internet a pertinência dos estudos para a formação humana.
Veja algumas questões norteadoras para a conversa com a turma:
- Quais planetas você viu na série?
- De qual missão você mais gostou? Por que?
- Quais lições você aprendeu em cada episódio?
- Por que o respeito à diversidade é fundamental?
- Qual é a importância da leitura para as crianças da série? E para você?
- Por que a internet do espaço foi considerada ruim por Plutão no último episódio da série?
Como atividade prática, os estudantes podem fazer o Sistema Solar utilizando massa de modelar e, em casa, cada um pode observar os astros no céu (Sol, Lua e estrelas) por alguns dias fazendo os respectivos registros escritos e/ou ilustrativos sobre os horários e as posições em que aparecem e desaparecem. Por último, os alunos apresentam os trabalhos para a turma em um momento de diálogo e síntese do que foi estudado.
Portanto, é possível identificar competências e habilidades da BNCC para o uso dessa série nos anos iniciais do Ensino Fundamental nos componentes curriculares Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, Geografia e Ensino Religioso:
1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
6. Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
3. Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.
(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.
(EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.
8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.