Plano de Aula

BERTHA LUTZ

Bertha Lutz
23/02/2022
Ensino Médio
Linguagens, Ciências Humanas, História, Língua Portuguesa
Mylene Oliveira
Acesse a ficha do filme



Caro professor, o vídeo Bertha faz parte da coleção “Mulheres na história”, que apresenta a biografia de mulheres importantes para a história. Esse episódio pode ser trabalhado no Ensino Médio com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


Bertha Lutz nasceu em São Paulo no final do século XIX. Filha de uma enfermeira inglesa e de um cientista brasileiro, seguiu a área e graduou-se em Ciências Naturais em Paris.


Na Inglaterra, ela teve contato com movimentos sufragistas em prol do direito de a mulher votar e ser votada, o que foi fundamental para o seu engajamento político e social no Brasil a partir de 1918. Assim, Bertha Lutz se consagrou como uma forte influência na luta pelos direitos políticos das brasileiras que não podiam votar e se divorciar.


Em 1912, Bertha Lutz foi aprovada em 1º lugar em um concurso público para bióloga do Museu Nacional, caracterizando-se como a segunda brasileira a fazer parte do serviço público no país. Ela trabalhou mais de quatro décadas como pesquisadora em um cenário em que a mulher não tinha tanto reconhecimento na área. 


Em contato com a imprensa, ela falou sobre igualdade humana na coluna “Cartas de mulher”, que tinha o intuito de incentivar a revolta dos brasileiros contra o machismo e o patriarcalismo. Além disso, em 1919 Bertha ajudou a fundar a “Liga para Emancipação Intelectual da Mulher”, um grupo destinado a reivindicações de direitos femininos, como voto, participação na vida pública, salários iguais, inclusão nos programas de proteção aos trabalhadores e educação. Tal esforço culminou no direito feminino ao voto em 1933.


Com uma grande trajetória de luta, Bertha Lutz representou as mulheres em assembleias, congressos e eventos ao redor do mundo, como Estados Unidos, Inglaterra, Roma e Alemanha. Além disso, ela fundou ligas e uniões; conheceu mulheres influentes, como Marie Curie, uma das maiores cientistas do mundo; e teve grande participação política, visto que se formou em Direito em 1933, foi eleita suplente de um deputado federal em 1934 e, com o falecimento dele, assumiu o cargo. 


Bertha Lutz também reivindicou mudanças sobre o trabalho das mulheres e dos menores de idade, igualdade salarial, licença maternidade e redução da jornada de trabalho.  Essa mulher foi muito importante e influente ao redor do mundo, por isso recebeu várias homenagens e foi titulada Doutora Honoris Causa.


 


Esse vídeo pode ser assistido pela turma ou de forma individual, mas você, professor, deve ser o mediador e construir um momento de reflexão coletiva acerca dos assuntos abordados, além de debates, leituras complementares, pesquisas e outras atividades para desenvolver o senso crítico dos educandos e incentivar a aquisição do saber.


A partir do vídeo, é possível discutir temáticas como:



  • O Brasil e o mundo no início do século XX;

  • Movimentos sufragistas na Inglaterra;

  • Luta feminina por direitos no Brasil;

  • Papel da mulher na sociedade, na ciência e na política;

  • Cidadania e igualdade;

  • Contexto histórico, social, cultural e artístico que influenciou Bertha.


Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC para a etapa do Ensino Médio.


Linguagens e suas tecnologias


3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.


(EM13LGG302) Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.


(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.


(EM13LGG304) Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.


Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.


(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.


5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.


(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.



EF15LP10 - Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF05GE02 - Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
EF04HI01 - Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
EF05HI02 - Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
EF05HI04 - Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.
EF05HI05 - Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
EF09HI08 - Identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX e compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema.
EF09HI09 - Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.
EF09ER06 - Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.
EM13LGG302 - Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
EM13LGG303 - Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
EM13LGG304 - Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.
EM13CHS102 - Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

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