O documentário Bacias Hidrográficas pode ser trabalhado com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), envolvendo principalmente as áreas de Ciências Humanas e da Natureza e as disciplinas Geografia, Biologia e Ciências.
É um documentário de 25 minutos, que consegue prender a atenção e mostrar como atitudes simples ajudam a preservar os recursos naturais em larga escala. O vídeo pode ser usado com o objetivo de ajudar o aluno a entender o problema da água no Brasil e a refletir sobre a responsabilidade de todos para preservar esse recurso.
Partindo de um desafio específico para conservar uma nascente, localizada no meio rural em um pequeno município no Norte de Minas Gerais, Bacias Hidrográficas vai ampliando horizontes à medida que traz informações e várias reflexões integradas ao tema.
Da nascente de um pequeno subafluente até desaguar na Bacia do Rio Francisco, o vídeo segue abordando questões ambientais, a relação do homem com a natureza, dicotomia campo/cidade e a importância da iniciativa individual para a preservação.
Essa produção audiovisual pode ser assistida pela turma ou de forma individual. De qualquer modo, cabe a você, professor/professora, proporcionar uma reflexão coletiva sobre o documentário, além de outras atividades para abordar os assuntos discutidos, como debates, leituras complementares e pesquisas, com o intuito de desenvolver o senso crítico dos educandos, estimular a autonomia e incentivar a busca pelo conhecimento.
A partir do vídeo, é possível discutir temáticas como:
- O desequilíbrio entre consumo, disponibilidade e distribuição da água no Brasil.
- A água da torneira está desconectada de sua nascente?
- Qual a importância das nascentes?
- Quais as relações entre desmatamento, erosão, compactação do solo e escoamento de água?
- Como está a interação do homem com a natureza no meio rural e no meio urbano?
- A desconstrução de estereótipos do homem do campo.
- A importância de iniciativas individuais e coletivas para a preservação ambiental.
- Como preservar solos, vegetação e água?
- O que são bacias hidrográficas e qual sua importância?
Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.
ENSINO FUNDAMENTAL
Ciências Humanas
3. Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social.
(EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.
Ciências da Natureza
3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
ENSINO MÉDIO
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
(EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.
3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
(EM13CHS304) Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.
(EM13CHS306) Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
2. Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
(EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
(EM13CNT310) Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.