Plano de Aula

O GENE: UMA HISTÓRIA ÍNTIMA

O Gene: Uma História Íntima - Episódio 1
18/03/2022
Ensino Médio
Ciências da Natureza, Biologia
Sandra Zawaski
Acesse a ficha do filme



Caro professor, a série O Gene: Uma História Íntima pode ser trabalhada com os estudantes do Ensino Médio nas disciplinas de Biologia, com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa produção audiovisual é pertinente por abordar assuntos relacionados a Genética, estabelecendo relação com a descoberta dos genes, a evolução dos estudos do código genético e a relação com as doenças hereditárias, que são situações presentes no cotidiano dos estudantes.


A série apresenta como se deu o processo científico desde a descoberta do gene, suas estruturas e a tentativa de buscar cura para determinadas doenças, a partir da possibilidade de editar o código genético humano. Na série esse processo ocorreu devido um dos protagonistas da série ter uma filha com doença degenerativa. Além de tratar da evolução histórica da biologia, passando pelas questões éticas que envolvem as pesquisas.


Além do mais, caro professor, a série dialoga sobre aspectos históricos, sociológicos e filosóficos relevantes para situar as pesquisas no tempo histórico da humanidade, debater aspectos ligados a ética que precisa ser considerada numa pesquisa considerando os riscos e benefícios que a mesma pode trazer para o gênero humano, permitindo um trabalho interdisciplinar.


A série alterna histórias de pessoas que sofrem de doenças raras, com o trabalho dos pesquisadores que assumem o comando das pesquisas científicas sobre o genoma humano. O diálogo com diversos cientistas renomados que ocorre durante a série, torna-a dinâmica, prazerosa e traz enriquecimento dos assuntos abordados permitindo o conhecimento, além dos conceitos biológicos, da história da evolução do conhecimento biológico sobre os genes e da fabricação de medicamentos que curam doenças.


Essa série pode ser assistida pela turma ou de forma individual. De qualquer forma, cabe a você, professor, oportunizar reflexão, debates, leituras complementares e pesquisa com o intuito de adquirir conhecimento sobre o tema, estimular a autonomia e pesquisa incentivando a busca pelo conhecimento.


A partir do vídeo, é possível discutir temáticas como:



  • Mecanismos biológicos;

  • Manipulação Genética.


Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.


Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio


Competências:


3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).


Habilidades:


(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.


(EM13CNT302) Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental


(EM13CNT304) Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa, estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista.



EM13CNT301 - Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
EM13CNT302 - Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.
EM13CNT304 - Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa, estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista.




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