Plano de Aula

A PESTE DA JANICE

A Peste da Janice
01/04/2022
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Ciências Humanas, Ensino Religioso, Sociologia, Língua Portuguesa
Vanessa de A. Souza
Acesse a ficha do filme



O documentário A peste da Janice pode ser trabalhado com os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse curta-metragem aborda o bullying sofrido por Janice, filha da faxineira de uma escola para meninas que inicia seus estudos nesse ambiente. Por ter menor poder aquisitivo, ela tem dificuldade para se inserir no grupo escolar. 


No pátio, as meninas brincam e conversam quando Janice se aproxima. Ela escosta no ombro de uma colega, que tem uma reação grosseira: ela grita que pegou a peste da Janice e passa a “maldição” para outra colega, que assim faz com outra e a "brincadeira" continua. 


Virgínia – colega de turma de Janice – visivelmente não aprova a atitude das outras meninas, mas também não faz nada para impedi-las. Com o tempo, Virgínia faz amizade com Janice, mas apenas por meio de encontros velados quando as duas estão a sós na hora de ir embora, pois na escola Janice é ignorada pela amiga. Certo dia, Virgínia deixa sua régua cair no chão e Janice pega o objeto e entrega para a amiga encostando em seu ombro. Virgínia se vê em um confronto quando a turma toda está olhando: será que ela deve passar ou não a peste? O curta-metragem termina com essa dúvida.


Essa produção audiovisual pode ser assistida pela turma ou de forma individual. De qualquer modo, cabe a você, professor/professora, proporcionar uma reflexão coletiva, além de outras atividades que abordam os assuntos discutidos, como debates, leituras complementares e pesquisas, com o intuito de desenvolver o senso crítico dos educandos, estimular a autonomia e incentivar a busca pelo conhecimento.


A partir do vídeo, é possível discutir temáticas como:



  • Bullying e violência na escola;

  • Respeito, tolerância e empatia;

  • Educação socioemocional.


Segem algumas sugestões de atividades para sala de aula:


O curta-metragem A peste da Janice apresenta o bullying e como ele pode ser sutil, disfarçado em brincadeiras que, muitas vezes, consideramos inofensivas. Contudo, cabe fazer um alerta: a violência na escola existe e deve ser percebida e contida. Confira três sugestões de atividades para fazer com base no vídeo.


Atividade 1


Título: Acolhendo os sentimentos.


Conteúdo:


Quando Janice encosta no ombro de uma colega, esta inicia uma brincadeira ofensiva chamada “passar a peste”.


Para impedir que atitudes como essa aconteçam, vale a pena investir em atividades coletivas com a mediação do professor, como um jogo voltado para a educação socioemocional, que consiste em:


1. reunir os alunos em um círculo.


2. deixar cada aluno tirar uma carta representando um sentimento (cada papel deve conter uma expressão, como vergonha e medo).


3. dar espaço para os alunos falarem sobre um momento que tiveram determinado sentimento.


4. conversar sobre atitudes que agridem a outra pessoa de alguma forma e sobre o bullying.


Atividade 2


Título: Todos contra o bullying.


Conteúdo:


Você já precisou mediar alguma situação de agressão física ou verbal na escola? Consegue perceber o bullying nesse ambiente?


Como sugestão, você pode discutir casos reais com os alunos e incentivá-los a propor soluções para esse problema. Assim, a turma poderá refletir sobre essa prática para evitá-la e combatê-la.


Atividade 3


Título: Escola e família: juntas são mais fortes no combate ao bullying.


Conteúdo:


Todos nós somos seres únicos e aceitar isso é fundamental, mas é preciso que haja uma parceria entre escola e família para prevenir o bullying e a violência na escola.


Uma sugestão é convidar palestrantes, como psicólogos, psiquiatras e pessoas que foram vítimas ou agressoras, mas que venceram esse problema para conversar sobre o assunto.


Isso será feito em um encontro envolvendo toda a comunidade escolar, ou seja, pais, educandos e profissionais da educação.


Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.


ENSINO FUNDAMENTAL


Ensino Religioso


4. Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver.


(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.


(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.


(EF09ER06) Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.


ENSINO MÉDIO


Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.


(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.


(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.



EF01ER01 - Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
EF01ER03 - Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
EF09ER06 - Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)