Plano de Aula

THOMAS EDISON

Thomas Edison | Animação | De Cristiano Chaui | 2015 | 3 min | SP
28/04/2022
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Física, História, Linguagens, Ciências da Natureza, Língua Portuguesa, Ciências, Arte
Mylene Oliveira
Acesse a ficha do filme



O vídeo Thomas Edison faz parte da série “Ilustrando História” e pode ser trabalhado com os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 


O episódio aborda a vida e os feitos de Thomas Edison, um dos maiores cientistas e inventores do mundo. Em sua juventude, Edison foi considerado um aluno disperso e incapaz de aprender, por isso, precisou estudar em casa, ambiente em que desenvolveu suas habilidades.


Thomas Edison montou um laboratório químico no sótão da sua casa e fez diversos experimentos. Também se interessou pelo telégrafo e, posteriormente, construiu um aparelho e o vendeu para uma empresa da bolsa de valores, conseguindo lucrar muito com esse feito. Outras invenções de sua autoria são: lâmpada elétrica incandescente, gravador de voz, cinetógrafo, microfone, entre outras. 


A partir do vídeo, é possível discutir sobre a importância da ciência e da experimentação para a sociedade e a relevância de estudar esse e outros cientistas. Nesse sentido, essa produção audiovisual pode ser assistida pela turma ou de forma individual. De qualquer modo, cabe a você, professor(a), proporcionar uma reflexão coletiva, além de outras atividades que abordem os assuntos discutidos, como debates, leituras complementares e pesquisas, com o intuito de desenvolver o senso crítico dos educandos, estimular a autonomia e incentivar a busca pelo conhecimento.


Como sugestão de atividade, a turma pode ser dividida em grupos e cada um será responsável por pesquisar e recriar um experimento ou uma invenção de Thomas Edison.


O resultado pode ser apresentado para a escola toda em uma exposição de ciências, por exemplo.


Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.


ENSINO FUNDAMENTAL


Ciências da Natureza


3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.


(EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.


(EF09CI05) Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.


ENSINO MÉDIO


Ciências da Natureza e suas Tecnologias


1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.


(EM13CNT107) Realizar previsões qualitativas e quantitativas sobre o funcionamento de geradores, motores elétricos e seus componentes, bobinas, transformadores, pilhas, baterias e dispositivos eletrônicos, com base na análise dos processos de transformação e condução de energia envolvidos – com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais –, para propor ações que visem a sustentabilidade.


3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).


(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.



EF08CI02 - Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
EF09CI05 - Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.
EM13CNT107 - Realizar previsões qualitativas e quantitativas sobre o funcionamento de geradores, motores elétricos e seus componentes, bobinas, transformadores, pilhas, baterias e dispositivos eletrônicos, com base na análise dos processos de transformação e condução de energia envolvidos - com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais -, para propor ações que visem a sustentabilidade.
EM13CNT301 - Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

Thomas Edison - Questionário

Crie o seu próprio Teste!

Criar Teste





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (1)