Plano de Aula

BEETHOVEN

Beethoven | Animação | De Cristiano Chaui | 2015 | 3 min | SP
12/05/2022
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Linguagens, Arte, Língua Portuguesa
Mylene Oliveira
Acesse a ficha do filme



Caro professor, o vídeo Beethoven faz parte da série “Ilustrando História” e pode ser trabalhado com os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 


O episódio aborda a vida e os feitos de Beethoven, um dos maiores pianistas e compositores do mundo. O músico alemão estudou a área desde a infância e desenvolveu habilidades musicais, mas enfrentou um grande problema: a perda de audição. Nem com essa dificuldade Beethoven deixou de fazer o que mais amava e continuou criando suas composições.


A partir do vídeo, é possível discutir sobre a importância da arte, além da busca por conhecimento e a relevância de estudar esse e outros músicos. Sendo assim, essa produção audiovisual pode ser assistida pela turma ou de forma individual. De qualquer modo, cabe a você, professor, proporcionar uma reflexão coletiva, além de outras atividades que abordem os assuntos discutidos, como debates, leituras complementares e pesquisas, com o intuito de desenvolver o senso crítico dos educandos, estimular a autonomia e incentivar a busca pelo conhecimento.


Além disso, como sugestão de atividade, faça um círculo com a turma e coloque algumas composições de Beethoven. Peça para os alunos ouvirem cada música de olhos fechados e, posteriormente, cada um deve contar que emoção a composição despertou, além de lembranças e ideias.


Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.


ENSINO FUNDAMENTAL


Arte


1. Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.


(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana. 


(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. 


ENSINO MÉDIO


Linguagens e suas Tecnologias


6. Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.


(EM13LGG602) Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.



EF15AR13 - Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
EF69AR16 - Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética
EM13LGG602 - Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.

Beethoven - Questionário

Crie o seu próprio Teste!

Criar Teste





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)