O vídeo Netuno azul faz parte da série “Astrobaldo” e pode ser trabalhado com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Nesse episódio, as crianças fazem uma missão no planeta Netuno, mas Bill fica com medo porque não sabe nadar e Netuno tem muita água. Depois de muita conversa, Astrobaldo convence Bill a fazer parte dessa aventura e, no decorrer da missão, o menino supera todos os seus medos relacionados à água, desempenhando um papel muito importante.
Essa produção audiovisual pode ser assistida coletivamente e cabe a você, professor, proporcionar um momento de reflexão sobre o vídeo, além de guiar perguntas que instiguem a imaginação e a autonomia dos educandos, já que “Astrobaldo” trata-se de uma série cujos protagonistas são crianças e, portanto, tudo gira em torno da capacidade de criação mental desses pequenos.
Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.
EDUCAÇÃO INFANTIL
O Eu, o outro e o nós
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
Fala, pensamento e imaginação
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
ENSINO FUNDAMENTAL
Arte
4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.
(EF15AR21) Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.
Ciências
3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
(EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.
Ensino Religioso
3. Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.
(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
2. Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
(EF04ER06) Identificar nomes, significados e representações de divindades nos contextos familiar e comunitário.
(EF05ER02) Identificar mitos de criação em diferentes culturas e tradições religiosas.
(EF05ER03) Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte).