Plano de Aula

NETUNO AZUL

Netuno Azul | Animação | De Neil Armstrong | 2017 | 13 min | SP
23/05/2022
Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ciências da Natureza, Ensino Religioso, Ciências Humanas, Ciências, Arte
Mylene Oliveira
Acesse a ficha do filme



O vídeo Netuno azul faz parte da série “Astrobaldo” e pode ser trabalhado com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 


Nesse episódio, as crianças fazem uma missão no planeta Netuno, mas Bill fica com medo porque não sabe nadar e Netuno tem muita água. Depois de muita conversa, Astrobaldo convence Bill a fazer parte dessa aventura e, no decorrer da missão, o menino supera todos os seus medos relacionados à água, desempenhando um papel muito importante. 


Essa produção audiovisual pode ser assistida coletivamente e cabe a você, professor, proporcionar um momento de reflexão sobre o vídeo, além de guiar perguntas que instiguem a imaginação e a autonomia dos educandos, já que “Astrobaldo” trata-se de uma série cujos protagonistas são crianças e, portanto, tudo gira em torno da capacidade de criação mental desses pequenos.


Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.


EDUCAÇÃO INFANTIL


O Eu, o outro e o nós


(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.


(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.


(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.


Fala, pensamento e imaginação


(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).


(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.


Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações


(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.


(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).


(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).


ENSINO FUNDAMENTAL


Arte


4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.


(EF15AR21) Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva. 


Ciências


3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.


(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.


(EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.


Ensino Religioso


3. Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.


(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.


2. Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.


(EF04ER06) Identificar nomes, significados e representações de divindades nos contextos familiar e comunitário.


(EF05ER02) Identificar mitos de criação em diferentes culturas e tradições religiosas.


(EF05ER03) Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte).



EI02EO03 - Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
EI03EO03 - Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
EI03EO07 - Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
EI02EF03 - Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
EI03EF06 - Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
EI03ET03 - Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
EI02ET04 - Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
EI02ET06 - Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
EF01LP04 - Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
EF01LP05 - Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
EF01LP10 - Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
EF01LP25 - Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).
EF01LP26 - Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
EF12LP01 - Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
EF15LP10 - Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF02LP28 - Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.
EF35LP03 - Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
EF15AR01 - Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
EF15AR21 - Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.
EF01CI04 - Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
EF03CI07 - Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
EF03CI08 - Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
EF05CI10 - Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
EF05CI11 - Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
EF05CI12 - Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
EF05CI13 - Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.
EF01GE04 - Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).
EF01GE05 - Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.
EF06GE03 - Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
EF01ER01 - Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
EF04ER06 - Identificar nomes, significados e representações de divindades nos contextos familiar e comunitário.
EF05ER02 - Identificar mitos de criação em diferentes culturas e tradições religiosas.
EF05ER03 - Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte).

Netuno Azul - Questionário

Crie o seu próprio Teste!

Criar Teste





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)