Prezado (a) professor (a), o documentário “1905, o ano-luz” retrata de forma descontraída e por vezes até cômica parte da história de vida de Albert Einstein e quais foram os seus passos até consagrar-se o grande cientista reconhecido mundialmente até os dias de hoje, culminando no ano de 1905, ano este onde publicou seu artigo envolvendo a fórmula que relaciona matéria e energia. Este documentário em particular, além de ser útil em disciplinas que desejam apresentar aos alunos conceitos de ciência focados em energia, também é uma ótima porta de entrada aos alunos no mundo dos documentários, visto a maneira leve e fluida com que apresenta suas informações.
O documentário apresenta os passos de Einstein desde sua infância até o momento em que é reconhecido pela academia científica da época e por consequência, relata tanto suas vivências familiares quanto seus sucessos e fracassos acadêmicos. Em paralelo a isso, na mesma época são retratados os fracassos, dúvidas e dificuldades que os cientistas tinham ao tentar entender e modelar fenômenos que descrevessem a luz e suas características.
Assim, esta é uma obra voltada sobretudo para a área de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e para as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio. A seguir, serão apresentados encaminhamentos de como podem ser explorados alguns aspectos do documentário relacionados com as áreas de conhecimento descritas, sendo estas sugestões de aplicação em sala de aula.
Para os Anos Finais do Ensino Fundamental, seria interessante que o professor aplique em sala de aula alguns experimentos envolvendo principalmente o calor, de forma que os alunos possam experimentar a sensação de pertencimento e protagonismo em sala de aula, não se colocando apenas como expectadores de um conteúdo didático que não possua a eles aplicação até então. Além disso, envolvendo as propriedades da luz, por se tratar de assuntos mais complexos em termos de experiência, seria plausível que o professor partisse para uma abordagem mais social deste elemento, uma vez que ele foi responsável por diversas questões ao longo dos anos e hoje é de vital importância e ao mesmo tempo tão presente na vida das pessoas que é difícil imaginar uma época em “trevas” onde a única fonte de luz era aquela fornecida pelo Sol.
Para o Ensino Médio, é aconselhável que o professor parta de uma abordagem envolvendo as fórmulas, principalmente na física, que os alunos estudam. Procurar trazer para eles experimentos que mostram as informações presentes em uma fórmula e como elas se relacionam de forma direta ou indireta. Um exemplo é a própria fórmula apresentada no documentário, onde a energia é proporcional à massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz, ou seja, pouquíssima massa já é suficiente para gerar uma quantidade imensa de energia, uma vez que a constante da velocidade da luz é muito grande. Além disso, é importante instigar os alunos a perceberem e deduzirem o que pode dar errado em um experimento, o que cada componente influência no resultado final e, portanto, porque cada medida deve ser respeitada e o que ocorreria caso alguma delas estivesse em excesso ou não. Assim, o aluno não aprenderá tudo de forma engessada e direcionada, podendo tomar seu próprio caminho de aprendizado.
Já uma sugestão de como utilizar o documentário no contexto escolar, é através de um simples experimento que pode desencadear em diversas sequências de descobertas por parte dos alunos. O experimento consiste em utilizar no mínimo 3 folhas de papel, ambas com um furo simétrico em cada uma delas e uma vela acessa. Depois, alinha-se a chama da vela e cada buraco de cada folha de papel. Assim, nesse momento, espiando-se no lado oposto à vela, passando o olhar pelos três buracos alinhados, é possível ver a chama da vela. Agora, o mesmo não ocorrerá caso desalinharmos o buraco de uma das folhas de papel, perturbando uma delas por exemplo. Com este simples experimento, é possível deduzir que a luz “caminha” em linha reta. A partir disso, o professor pode dividir a sala em grupos e pedir que cada grupo apresente, após pesquisa, um pequeno experimento envolvendo a luz, de modo que se reúnam e tomem experimentos distintos. Assim, será possível obter diversas deduções de características da luz, podendo-se assim fechar esse ciclo estudando cada uma de suas propriedades conhecidas. Neste caso, os alunos tornam-se protagonistas de sua aprendizagem e passam a estudar o conhecimento teórico através de aplicações práticas.
Classificação BNCC
Ensino Fundamental Anos Finais
Ciências
Competências:
1. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.
3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
Habilidades:
(EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
(EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
(EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
(EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpadas ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
(EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).
Ensino Médio
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competências:
1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.
2. Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
Habilidades:
(EM13CNT101) Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
(EM13CNT102) Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
(EM13CNT205) Interpretar resultados e realizar previsões sobre atividades experimentais, fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas noções de probabilidade e incerteza, reconhecendo os limites explicativos das ciências.
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Competências:
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
Habilidades:
(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).