Caro professor, neste plano de aula, preparamos propostas para a utilização do episódio “Vida na água, vida na terra”, que é dirigido por Eduardo Goldenstein e faz parte da série “Cidades Possíveis”. O filme vai até o Rio de Janeiro e São Paulo para mostrar projetos de preservação e restauração de áreas verdes que já foram degradadas por diversos motivos, como um derramamento de óleo, por exemplo.
O episódio traz uma visão mais otimista de que mesmo áreas urbanas que sofrem com poluição e degradação ambiental, como a Baía de Guanabara, são possíveis de serem recuperadas e limpas. É recomendado trabalhar esse episódio com estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio dentro das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (principalmente na disciplina de Geografia e História) e das Ciências da Natureza (principalmente Ciências/Biologia).
Em História, o documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:
- História da urbanização no Brasil;
- Rio de Janeiro e São Paulo historicamente como polos de poluição;
- Povos originários;
- História da habitação da Baía de Guanabara.
Em Geografia:
- Poluição de córregos e rios;
- Saneamento básico;
- Características de áreas de manguezal;
Em Ciências/Biologia:
- Conservação e reprodução de espécies marinhas em manguezais;
- Impactos da pesca predatória em populações;
- Ecologia;
- Aquecimento global e papel das árvores na captação de carbono e diminuição da temperatura;
- Importância das áreas de preservação ambiental.
Sugerimos que, antes de passar o filme para seus estudantes, você faça um levantamento de conhecimentos prévios para identificar o que eles já sabem sobre a (falta de) preservação ambiental em ambientes urbanos, como na Baía de Guanabara. Esse é um exemplo bem conhecido até para quem não é fluminense, o que pode gerar boas respostas e ser um ponto de referência para entender o histórico de poluição humana em manguezais. A partir desse levantamento e do filme, discuta a história da habitação da região e até outros exemplos de manguezais que precisaram ser fiscalizados para garantir a sobrevivência da fauna e flora locais.
Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:
No Ensino Fundamental II
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
Geografia
(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
(EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.
(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
(EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
(EF07GE05) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo.
(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
História
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
(EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
(EF07HI12) Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).