Plano de Aula

ASTROBALDO

Netuno Azul
09/08/2023
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Geografia, Língua Portuguesa, Ciências, Arte
Mayra
Acesse a ficha do filme



Caro professor,


A série “Astrobaldo”, de direção de  Neil Armstrong, é uma série de animação voltada para o público infantil que apresenta Astrobaldo, um menino que sonha em ser astronauta e suas aventuras no mundo real e na imaginação.


Neste plano de aula, preparamos propostas de utilização do primeiro episódio da série, que apresenta Astrobaldo prestes a começar a aprender a ler na escola. Junto a outros personagens, como a sua irmã e seu amigo Zen, Astrobaldo vai vencendo desafios e intensificando cada vez mais o seu interesse em aprender a ler. Ao estimular a curiosidade sobre as letras e as palavras,  o episódio pode ser trabalhado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, compreendendo Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.


O episódio auxilia a desenvolver práticas de aprendizagem no campo da Linguagem, com os temas:



  • Interpretação;

  • Interesse pela leitura e pela escrita;


No campo das Ciências da Natureza:



  • Os planetas;

  • O sol;

  • O sistema solar.


 No campo das Ciências Humanas:



  • Profissões;

  • Atuação na comunidade e na sociedade.


Para complementar a elaboração dos projetos didáticos, selecionamos algumas referências:


BARTELMEBS, Roberta Chiesa, et al. "Algumas ideias para trabalhar com Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental." Ensino de Ciências na Região da Campanha: Contribuições na formação acadêmico-profissional: 87. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/planetario/files/2023/07/miolo.pdf#page=87 Acesso em: 01 ago. 2023.


BINOTTO, C.; DE SÁ, R. A. Tecnologias digitais no processo de alfabetização: analisando o uso do laboratório de informática nos anos iniciais. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 17, p. 315-332, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/792 . Acesso em: 1 ago. 2023.


DA COSTA, Renato Pinheiro; CASSIMIRO, Élida Estevão; DA SILVA, Rozinaldo Ribeiro. Tecnologias no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 97-116, jan. 2021.Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/53068 . Acesso em: 31 jul. 2023.


DE BOM DA SILVEIRA, L. B.; MORENO CÔRREA, T.; DIAS BROIETTI, F. C.; STANZANI, E. de L. Percepções de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre ciências naturais. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 73–88, 2015. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/8843 . Acesso em: 1 ago. 2023.


MAIA, Alessandra Fontoura. Uma nova visão sobre o sistema solar: alfabetização científica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. Disponível em: zttps://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/7358 Acesso em: 1 ago. 2023.


PIZARRO, M. V. JUNIOR, J. L. (2016). Indicadores de alfabetização científica: uma revisão bibliográfica sobre as diferentes habilidades que podem ser promovidas no ensino de ciências nos anos iniciais. Investigações Em Ensino De Ciências, 20(1), 208–238. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/66  Acesso em: 31 jul. 2023.


SOUSA, I. D. P. de .; XAVIER, W. L. .; LIMA, A. F. . Storytelling as a pedagogical resource in portuguese language classes in the early years of elementary school. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 13, p. e592111335892, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i13.35892. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35892 . Acesso em: 1 aug. 2023.


XIMENES, Ana Paula Matos. "Material didático bilíngue (Libras e Português) para o ensino do Sistema Solar a alunos surdos: caminhos para letramento em pedagogia visual." 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/29294 Acesso em: 01 ago. 2023.


Sugerimos que uma questão central seja proposta pelos educadores após a exibição do episódio e, a partir dela, sejam estabelecidas as atividades de aprofundamento das temáticas. Outra sugestão é a de propor uma atividade introdutória antes mesmo da exibição do documentário, com o objetivo de preparar o olhar dos educandos para a análise, partindo da questão-problema central. Em seguida, dar continuidade às atividades a partir das questões trazidas pelos educandos.


Propomos aqui algumas atividades que podem ser aplicadas e adaptadas de acordo com a realidade de sua escola/ comunidade:


Orientar os alunos a identificar os momentos no episódio em que o Astrobaldo passou por alguma dificuldade por não saber ler. E seguir com alguns questionamentos, buscando incentivar o interesse pela leitura:



  • Quais as outras dificuldades a serem vencidas quando aprendemos a ler?

  • O que você quer ser quando crescer?

  • Como aprender a ler pode te ajudar nisso?


Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser  favorecidas são:


Língua Portuguesa: 


(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.


(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.


(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.


(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.


(EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).


(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.


(EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.


(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.


Arte:


(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. 


Ciências da Natureza:


(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).


(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.


(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.


(EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.


(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.


(EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.


Ciências Humanas:


(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).


(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.


 



EI02EO03 - Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
EI03EO03 - Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
EI03EO07 - Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
EI02EF03 - Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
EI03EF06 - Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
EI03ET03 - Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
EI02ET04 - Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
EI02ET06 - Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
EF01LP04 - Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
EF01LP05 - Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
EF01LP10 - Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
EF01LP25 - Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).
EF01LP26 - Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
EF12LP01 - Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
EF15LP10 - Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF02LP28 - Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.
EF35LP03 - Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
EF15AR01 - Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
EF15AR21 - Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.
EF01CI04 - Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
EF03CI07 - Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
EF03CI08 - Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
EF05CI10 - Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
EF05CI11 - Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
EF05CI12 - Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
EF05CI13 - Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.
EF01GE04 - Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).
EF01GE05 - Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.
EF06GE03 - Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
EF01ER01 - Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
EF04ER06 - Identificar nomes, significados e representações de divindades nos contextos familiar e comunitário.
EF05ER02 - Identificar mitos de criação em diferentes culturas e tradições religiosas.
EF05ER03 - Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte).

Netuno Azul - Questionário

Crie o seu próprio Teste!
Criar Teste





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)