Caro professor,
A série “Astrobaldo”, de direção de Neil Armstrong, é uma série de animação voltada para o público infantil que apresenta Astrobaldo, um menino que sonha em ser astronauta e suas aventuras no mundo real e na imaginação.
Neste plano de aula, preparamos propostas de utilização do primeiro episódio da série, que apresenta Astrobaldo prestes a começar a aprender a ler na escola. Junto a outros personagens, como a sua irmã e seu amigo Zen, Astrobaldo vai vencendo desafios e intensificando cada vez mais o seu interesse em aprender a ler. Ao estimular a curiosidade sobre as letras e as palavras, o episódio pode ser trabalhado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, compreendendo Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
O episódio auxilia a desenvolver práticas de aprendizagem no campo da Linguagem, com os temas:
- Interpretação;
- Interesse pela leitura e pela escrita;
No campo das Ciências da Natureza:
- Os planetas;
- O sol;
- O sistema solar.
No campo das Ciências Humanas:
- Profissões;
- Atuação na comunidade e na sociedade.
Para complementar a elaboração dos projetos didáticos, selecionamos algumas referências:
BARTELMEBS, Roberta Chiesa, et al. "Algumas ideias para trabalhar com Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental." Ensino de Ciências na Região da Campanha: Contribuições na formação acadêmico-profissional: 87. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/planetario/files/2023/07/miolo.pdf#page=87 Acesso em: 01 ago. 2023.
BINOTTO, C.; DE SÁ, R. A. Tecnologias digitais no processo de alfabetização: analisando o uso do laboratório de informática nos anos iniciais. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 17, p. 315-332, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/792 . Acesso em: 1 ago. 2023.
DA COSTA, Renato Pinheiro; CASSIMIRO, Élida Estevão; DA SILVA, Rozinaldo Ribeiro. Tecnologias no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 97-116, jan. 2021.Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/53068 . Acesso em: 31 jul. 2023.
DE BOM DA SILVEIRA, L. B.; MORENO CÔRREA, T.; DIAS BROIETTI, F. C.; STANZANI, E. de L. Percepções de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre ciências naturais. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 73–88, 2015. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/8843 . Acesso em: 1 ago. 2023.
MAIA, Alessandra Fontoura. Uma nova visão sobre o sistema solar: alfabetização científica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. Disponível em: zttps://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/7358 Acesso em: 1 ago. 2023.
PIZARRO, M. V. JUNIOR, J. L. (2016). Indicadores de alfabetização científica: uma revisão bibliográfica sobre as diferentes habilidades que podem ser promovidas no ensino de ciências nos anos iniciais. Investigações Em Ensino De Ciências, 20(1), 208–238. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/66 Acesso em: 31 jul. 2023.
SOUSA, I. D. P. de .; XAVIER, W. L. .; LIMA, A. F. . Storytelling as a pedagogical resource in portuguese language classes in the early years of elementary school. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 13, p. e592111335892, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i13.35892. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35892 . Acesso em: 1 aug. 2023.
XIMENES, Ana Paula Matos. "Material didático bilíngue (Libras e Português) para o ensino do Sistema Solar a alunos surdos: caminhos para letramento em pedagogia visual." 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/29294 Acesso em: 01 ago. 2023.
Sugerimos que uma questão central seja proposta pelos educadores após a exibição do episódio e, a partir dela, sejam estabelecidas as atividades de aprofundamento das temáticas. Outra sugestão é a de propor uma atividade introdutória antes mesmo da exibição do documentário, com o objetivo de preparar o olhar dos educandos para a análise, partindo da questão-problema central. Em seguida, dar continuidade às atividades a partir das questões trazidas pelos educandos.
Propomos aqui algumas atividades que podem ser aplicadas e adaptadas de acordo com a realidade de sua escola/ comunidade:
Orientar os alunos a identificar os momentos no episódio em que o Astrobaldo passou por alguma dificuldade por não saber ler. E seguir com alguns questionamentos, buscando incentivar o interesse pela leitura:
- Quais as outras dificuldades a serem vencidas quando aprendemos a ler?
- O que você quer ser quando crescer?
- Como aprender a ler pode te ajudar nisso?
Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:
Língua Portuguesa:
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
(EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).
(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
(EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
Arte:
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Ciências da Natureza:
(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
(EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
(EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.
Ciências Humanas:
(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).
(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.