Plano de Aula

MEU NOME É MAALUM

Meu Nome É Maalum
25/09/2023
Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Linguagens, Ciências Humanas, Ensino Religioso, História, Língua Portuguesa
Mylene Oliveira
Professor recomenda Acesse a ficha do filme



O início da animação “Meu nome é Maalum” apresenta o desenvolvimento da menina cujo nome é o título da obra audiovisual até o momento em que ela aprende seu nome por meio da ludicidade e do “faz de conta”, além de ter nítida empolgação para ir à escola.


Contudo, o cenário muda, já que no primeiro dia de aula Maalum sofre preconceito com relação ao seu nome de origem africana, que soa diferente dos demais colegas da turma. A empolgação da garota se transforma em tristeza e desânimo para frequentar o ambiente estudantil.


Os seus pais explicam que “Maalum” é um nome que carrega história e honra sua ancestralidade, incentivando a garota a valorizar e defender sua origem.


 



EI02EO04 - Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI03EO04 - Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI02EO05 - Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
EI03EO05 - Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
EI03EO06 - Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
EI02EO02 - Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
EI03EF01 - Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03ET06 - Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
EF15LP12 - Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
EF15LP13 - Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
EF01HI01 - Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.
EF01HI02 - Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
EF02HI08 - Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.
EF01ER01 - Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
EF01ER02 - Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.
EF01ER03 - Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
EF01ER05 - Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.
EF02ER03 - Identificar as diferentes formas de registro das memórias pessoais, familiares e escolares (fotos, músicas, narrativas, álbuns...).

Meu nome é Maalum - teste 1

Crie o seu próprio Teste!
Criar Teste





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (7)