Partiu Itabaiana (Sergipe)!
COMO ASSISTIR NA TV?

COMO ASSISTIR NA TV?
Deixe seu voto

Material Pedagógico (1)


Uma avó que saiu de Itabaiana aos 14 anos, construiu uma vida em São Paulo, e voltou à cidade natal para curtir a aposentadoria. Duas netas paulistas que morrem de saudade da avó desde que ela se mudou. Um reencontro cheio de emoção, brincadeiras e descobertas. Neste episódio, DE MALA E CUIA mostra um passeio pela feira livre de Itabaiana, com direito a frutas que só existem no Nordeste. Também acompanha a experiência de plantar mudas e ensina a fazer bonecas com espigas de milho. Quem nos conduz nessa viagem são a vovó Maria, 54 anos, e suas netas Júlia, 10, e Maria Clara, 9.

Produção: Flora Fernandes, Olí­via Buarque

Fotografia: Thiago Lima

Empresa(s) produtora(s): Giros Filmes

Assistente de Câmera: Fernando Solidade

Produção Executiva: Belisario Franca, Cláudia Lima, Maria Carneiro Da Cunha

Assistente de edição: João Salles, Leonardo Rezende, Maurí­cio Lustosa

Finalização: Ilhabraw

Videografismo: Valerycka Rizzo

Pesquisa: Marcia Bittencourt

Montagem: Adriana Borges

Trilha Sonora: Pedro Mibielli

Produção de Finalização: Lucas Barrionovo

Coordenação de Produção: Mariana Seivalos

Argumento: Marcia Bittencourt

Direção Geral: Bianca Lenti

SupervisíƒÂ£o: Lúcia Tupiassú

Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Aplicabilidades Pedagógicas



Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Área de Ensino: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática

Componente Curricular/Disciplina: Arte, Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática

Objetos de Conhecimento: EF15LP01 - Reconstrução das condições de produção e recepção de textos, EF15LP09 - Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula, EF15LP10 - Escuta atenta, EF15LP11 - Características da conversação espontânea, EF15LP12 - Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala, EF15LP13 - Relato oral/Registro formal e informal, EF15AR01 - Contextos e práticas, EF15AR03 - Matrizes estéticas e culturais, EF15AR04 - Materialidades, EF01MA21 - Leitura de tabelas e de gráficos de colunas simples, EF02MA17 - Medida de capacidade e de massa: unidades de medida não convencionais e convencionais (litro, mililitro, cm3, grama e quilograma), EF02MA22 - Coleta, classificação e representação de dados em tabelas simples e de dupla entrada e em gráficos de colunas, EF03MA17 - Significado de medida e de unidade de medida, EF03MA18 - Significado de medida e de unidade de medida, EF03MA20 - Medidas de capacidade e de massa (unidades não convencionais e convencionais): registro, estimativas e comparações, EF04MA09 - Números racionais: frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100), EF02CI04 - Seres vivos no ambiente Plantas, EF02CI05 - Seres vivos no ambiente Plantas, EF02CI06 - Seres vivos no ambiente Plantas, EF01GE01 . - O modo de vida das crianças em diferentes lugares, EF01GE06 - Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia, EF02GE04 - Experiências da comunidade no tempo e no espaço, EF03GE05 - Matéria-prima e indústria, EF04GE01 - Território e diversidade cultural, EF04GE04 - Relação campo e cidade, EF04GE07 - Trabalho no campo e na cidade, EF05GE04 - Território, redes e urbanização, EF01HI01 - As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro), EF01HI02 - As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade, EF01HI05 - A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial, EF01HI06 - A vida em família: diferentes configurações e vínculos, EF01HI07 - A vida em família: diferentes configurações e vínculos, EF02HI01 - A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas, EF02HI02 - A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas, EF02HI03 - A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas, EF02HI08 - As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais, EF03HI01 - O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive, EF04HI09 - O surgimento da espécie humana no continente africano e sua expansão pelo mundo, EF05HI01 - O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados, EF05HI09 - As tradições orais e a valorização da memória O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias


Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Testes de Conhecimentos


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste

13 min
2016
Brasil
RJ
AL

Séries: De Mala e Cuia | 13 Episódios de 13 Minutos

Diretor: Vinicius Reis

Sinopse: Uma avó que saiu de Itabaiana aos 14 anos, construiu uma vida em São Paulo, e voltou à cidade natal para curtir a aposentadoria. Duas netas paulistas que morrem de saudade da avó desde que ela se mudou. Um reencontro cheio de emoção, brincadeiras e descobertas. Neste episódio, DE MALA E CUIA mostra um passeio pela feira livre de Itabaiana, com direito a frutas que só existem no Nordeste. Também acompanha a experiência de plantar mudas e ensina a fazer bonecas com espigas de milho. Quem nos conduz nessa viagem são a vovó Maria, 54 anos, e suas netas Júlia, 10, e Maria Clara, 9.

Alugue
Fique por dentro das novidades

Curta Educação © 2024. Todos os direitos reservados. Feito com no Rio de Janeiro