A Palestina Brasileira
COMO ASSISTIR NA TV?

COMO ASSISTIR NA TV?
Deixe seu voto Vote aqui



Marcado pela diversidade étnica e cultural, o Rio Grande do Sul abriga hoje milhares de imigrantes palestinos e seus descendentes. As comunidades nascidas da nakba - palavra árabe cujo significado é catástrofe ou desastre - buscam, na diáspora, a integração plena e uma nova cidadania no Brasil. Hoje, tratam de sobreviver, crescer e conquistar o reconhecimento por sua contribuição econômica, social e cultural. Mas quem são esses imigrantes e refugiados? Como vivem, preservam suas identidades e se relacionam com as sociedades locais? Como veem sua realidade presente e o seu futuro? Seus sonhos de paz foram realizados? Pretendem voltar à terra onde nasceram? Como percebem as atuais tempestades políticas na Palestina ocupada? Com cenas filmadas no sul do Brasil e no Oriente Médio, o documentário "A Palestina Brasileira" revela as raízes, o grau de integração, a sensação de pertencimento de seis famílias alcançadas pelos preconceitos, perseguições e guerras. Questiona sua atual condição, e mostra como homens, mulheres e jovens se situam frente aos seus direitos e aos valores éticos e religiosos de sua cultura tradicional. São narrativas do vivido, que resgatam lugares perdidos e histórias que ficaram para trás. São memórias compartilhadas, cartas, fotografias e recordações que revivem o passado e o quanto dele ainda resta no presente.

Produção: Caco Schmitt

Roteiro: Omar L. de Barros Filho

Empresa(s) produtora(s): CenaUm Produções Ltda

Câmera: Gerson Silva, Ivo Czamanski, Juliano Ambrosini, Vinicius Cernicchiaro

Narração: Dinorah Araújo

Produção Executiva: Gustavo Schmitt

Direção de Fotografia: Ivo Czamanski

Mixagem: Mosaico Cultural

Consultoria: Nader Bujaa

Montagem: Eduardo Schmitt, Marcos Texas Wondraceck

Direção Musical: Eduardo Schmitt

Produção de Finalização: Lud Flores

Coordenação de Produção: Rosane Furtado

Assistente de montagem: Bel Cardoso

Técnico de Som: Cleverton William S. Borges, Rafa Cambará

Desenho de Som: Mosaico Cultural

Coordenação de Finalização: Gustavo Schmitt

Colorista : Daniel Dode

Decupagem: Elisa Fernandes

Tradução: Maher Jamil Abu Hwas, Nader Bujaa, Talha Zeidan

Masterização: Mosaico Cultural

Tratamento de Cor: Post Frontier

Assistente de Pós-Produção: Lola Fleck

Trilha original: Cuba Cambará

Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Testes de Conhecimentos


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste

79 min
2017
Brasil
RS
A12

Diretor: Omar L. de Barros Filho

Elenco: Abdallah AlqamAdeeb HaniniAdeeb Musa BakriAhmad Abu AwwadAhmad Al AmassiAntônio BadraFaez Ahmad AbbasFairuz BujaaHamad Abed HaniniHussam Othman AbdeenKarima ZeidanLeandro Vieira SilvaMaruf SalmanMohamad El HaniniMohamed DahlaMohamed Musa BakriMohammed Adel SalmanMunir JadallahMustafa DahlaNasser ZeidanNedal Al JaabariRayyan RayyanRoberto Maruf SalmanSaleh BujaaSalha NassarTalha ZeidanZuher Karajah

Sinopse: Marcado pela diversidade étnica e cultural, o Rio Grande do Sul abriga hoje milhares de imigrantes palestinos e seus descendentes. As comunidades nascidas da nakba - palavra árabe cujo significado é catástrofe ou desastre - buscam, na diáspora, a integração plena e uma nova cidadania no Brasil. Hoje, tratam de sobreviver, crescer e conquistar o reconhecimento por sua contribuição econômica, social e cultural. Mas quem são esses imigrantes e refugiados? Como vivem, preservam suas identidades e se relacionam com as sociedades locais? Como veem sua realidade presente e o seu futuro? Seus sonhos de paz foram realizados? Pretendem voltar à terra onde nasceram? Como percebem as atuais tempestades políticas na Palestina ocupada? Com cenas filmadas no sul do Brasil e no Oriente Médio, o documentário "A Palestina Brasileira" revela as raízes, o grau de integração, a sensação de pertencimento de seis famílias alcançadas pelos preconceitos, perseguições e guerras. Questiona sua atual condição, e mostra como homens, mulheres e jovens se situam frente aos seus direitos e aos valores éticos e religiosos de sua cultura tradicional. São narrativas do vivido, que resgatam lugares perdidos e histórias que ficaram para trás. São memórias compartilhadas, cartas, fotografias e recordações que revivem o passado e o quanto dele ainda resta no presente.

Alugue