A Sanfona Caipira


Disponível nos planos:

Produção: Bettina Turner, Denise Melo

Edição: Beto Bassi, Pablo Pinheiro, Sergio Roizenblit, Tide Gugliano

Empresa(s) produtora(s): Miração Filmes

Direção de produção: Marina Puech Leão

Assistente de Direção: Caio Zerbini

Produção Executiva: Loren Novoa

Direção de Fotografia: Humberto Bassanelli, Sergio Roizenblit

Entrevistados: Antonio Carlos Assalin, David Saidel, Diego Figueiredo, Jaime Gomide, Martha Figueiredo, Nhozinho, Oswaldinho Do Acordeon, Zé Miguel Soriano

Design Gráfico: Beto Bassi

Assist de Produção Executiva: Terezinha Tonolli

A música caipira de raíz de São Paulo tem uma história riquíssima, representada por ícones como Angelino de Oliveira, João Pacífico, as duplas Tonico e Tinoco e Mariano e Caçula, por exemplo. Mas há incontáveis músicos anônimos que engrossam o caldo dessa história, bem ao estilo ‘come quieto’ caipira, e que, carregados de simplicidade e inspiração, são a fonte inesgotável desse caldeirão artístico. Este programa da série O Milagre de Santa Luzia apresenta sanfoneiros amadores ou desconhecidos, representantes dessa história. Reunidos numa grande festa, na fazenda de Gilda Montans, em Ribeirão Preto, eles falam sobre a simplicidade da vida rural, da rotina do campo e como esse ‘clima’ se reflete na música que ouvem e tocam. As canções e os depoimentos, mais do que uma alternativa musical, apresentam uma visão de mundo oposta à dos habitantes das grandes cidades. Um programa inspirador, que instiga a reflexão.

Envie o seu comentário

Faça login ou se cadastre para comentar a obra.

Carregar mais comentários

Envie o seu comentário

Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio

Área de Ensino: Linguagens

Componente Curricular/Disciplina: Arte


Relatos de Professores (0)
Utilizou este filme em suas aulas? Relate sua experiência!
25 min
2011
Brasil
SP
LIVRE

Séries: O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 | 12 Episódios de 25 Minutos

Diretor: Sergio Roizenblit

Sinopse: A música caipira de raíz de São Paulo tem uma história riquíssima, representada por ícones como Angelino de Oliveira, João Pacífico, as duplas Tonico e Tinoco e Mariano e Caçula, por exemplo. Mas há incontáveis músicos anônimos que engrossam o caldo dessa história, bem ao estilo ‘come quieto’ caipira, e que, carregados de simplicidade e inspiração, são a fonte inesgotável desse caldeirão artístico. Este programa da série O Milagre de Santa Luzia apresenta sanfoneiros amadores ou desconhecidos, representantes dessa história. Reunidos numa grande festa, na fazenda de Gilda Montans, em Ribeirão Preto, eles falam sobre a simplicidade da vida rural, da rotina do campo e como esse ‘clima’ se reflete na música que ouvem e tocam. As canções e os depoimentos, mais do que uma alternativa musical, apresentam uma visão de mundo oposta à dos habitantes das grandes cidades. Um programa inspirador, que instiga a reflexão.

Alugue