Der Amerikaner


Disponível no:

Para o jovem Gingo, nascido em São Paulo em 1925, filho de imigrantes alemães que chegaram ao Brasil depois da Primeira Guerra, a identidade nacional sempre foi questão espinhosa. Gingo viaja para a Alemanha com seus pais para uma visita familiar, mas a guerra estoura poucos dias depois, e eles são obrigados a permanecer na Alemanha. O garoto, menor de idade, não pode ainda se alistar, mas se vê forçado a ingressar na Juventude Hitlerista. Ele é apenas um entre centenas de brasileiros que combateram pelas tropas de Hitler. Mas Gingo não se identifica com os ideais nazistas.
Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Aplicabilidades Pedagógicas



Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio

Área de Ensino: Ciências Humanas

Componente Curricular/Disciplina: Geografia, História

Habilidades: EM13CHS104 - Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço., EM13CHS201 - Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles., EM13CHS202 - Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais., EM13CHS204 - Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas., EM13CHS205 - Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis., EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.


Planos de Aula (2)

Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas? Relate sua experiência!


Relatos de Professores (0)

Testes de Conhecimentos


Você é Educador? Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme! Criar Teste

26 min
2015
Brasil
RJ
16 ANOS

Séries: Terra Prometida | 6 Episódios de 26 Minutos

Diretor: Paschoal Samora

Sinopse: Para o jovem Gingo, nascido em São Paulo em 1925, filho de imigrantes alemães que chegaram ao Brasil depois da Primeira Guerra, a identidade nacional sempre foi questão espinhosa. Gingo viaja para a Alemanha com seus pais para uma visita familiar, mas a guerra estoura poucos dias depois, e eles são obrigados a permanecer na Alemanha. O garoto, menor de idade, não pode ainda se alistar, mas se vê forçado a ingressar na Juventude Hitlerista. Ele é apenas um entre centenas de brasileiros que combateram pelas tropas de Hitler. Mas Gingo não se identifica com os ideais nazistas.

Alugue