Donald Judd + Marfa
COMO ASSISTIR NA TV?

COMO ASSISTIR NA TV?
Deixe seu voto Votação Encerrada Vote aqui



Um dos artistas americanos mais importantes do século 20, Donald Judd tinha uma carreira de sucesso em Nova York nos anos 70 quando resolveu se mudar para uma pequena cidade quase abandonada, no deserto do estado do Texas. Quando decidiu procurar o isolamento total depois de se tornar famoso no badalado mundo das artes dos anos 70, ele construiu uma das mais fascinantes utopias artísticas do mundo, que inclui hoje a Chinati Foundation e inúmeras outras instituições de arte contemporânea. Judd adquiriu uma série de edifícios na cidade, convertendo cada um para ter um propósito específico, sempre usando sua sensibilidade para preservar as estruturas originais enquanto maximiza a luz e espaço. A maioria das propriedades se tornaram instalações permanentes para trabalhos criados pelo artista e abrigar a arte que ele colecionou. Ele transformou uma base militar desativada no complexo que é hoje a Chinati Foundation, que reúne trabalhos permanentes de grande escala, de nomes contemporâneos a Judd, como Dan Flavin e John Chamberlain. Acreditando que obras de arte, depois de criadas e instaladas, não deveriam ser transportadas, ele imaginou uma utopia artística no meio de uma região desolada. O episódio retrata como a relação com a região desértica e com o espaço encontrado nos vários galpões adquiridos por Judd mudaram a escala da arte produzida por ele. O americano também acabou transformando o local, que se tornou uma meca das artes, apesar da locação remota. A intimidade de Judd é contada de maneira emocionante pelos filhos dele, Rainer e Flavin, e a história da carreira do artista aparece na voz da diretora da Chinati Foundation, Jenny Moore, e personagens locais, como Ellie Meyer, Caitlin Murray e Tim Johnson.
Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Testes de Conhecimentos


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste

52 min
2017
Brasil
SP
AL

Séries: Geografia da Arte | 8 Episódios de 52 Minutos

Diretor: Guto BarraTatiana Issa

Elenco: Boyd ElderCaitlin MurrayEllie MeyerFlavin JuddFlavin JuddJenny MooreRainer JuddRobert ArberTim JohnsonTy Mitchel

Sinopse: Um dos artistas americanos mais importantes do século 20, Donald Judd tinha uma carreira de sucesso em Nova York nos anos 70 quando resolveu se mudar para uma pequena cidade quase abandonada, no deserto do estado do Texas. Quando decidiu procurar o isolamento total depois de se tornar famoso no badalado mundo das artes dos anos 70, ele construiu uma das mais fascinantes utopias artísticas do mundo, que inclui hoje a Chinati Foundation e inúmeras outras instituições de arte contemporânea. Judd adquiriu uma série de edifícios na cidade, convertendo cada um para ter um propósito específico, sempre usando sua sensibilidade para preservar as estruturas originais enquanto maximiza a luz e espaço. A maioria das propriedades se tornaram instalações permanentes para trabalhos criados pelo artista e abrigar a arte que ele colecionou. Ele transformou uma base militar desativada no complexo que é hoje a Chinati Foundation, que reúne trabalhos permanentes de grande escala, de nomes contemporâneos a Judd, como Dan Flavin e John Chamberlain. Acreditando que obras de arte, depois de criadas e instaladas, não deveriam ser transportadas, ele imaginou uma utopia artística no meio de uma região desolada. O episódio retrata como a relação com a região desértica e com o espaço encontrado nos vários galpões adquiridos por Judd mudaram a escala da arte produzida por ele. O americano também acabou transformando o local, que se tornou uma meca das artes, apesar da locação remota. A intimidade de Judd é contada de maneira emocionante pelos filhos dele, Rainer e Flavin, e a história da carreira do artista aparece na voz da diretora da Chinati Foundation, Jenny Moore, e personagens locais, como Ellie Meyer, Caitlin Murray e Tim Johnson.

Alugue