O Poeta: da resistência cultural a Moscou


Assista nos planos:

Produção: Maycon Almeida

Edição: Gustavo Veiga, Ricardo Moreira

Direção de Arte: Renato Vilaroca, Rico Vilaroca

Empresa(s) produtora(s): Caliban Produções Cinematográfica

Assistente de Direção: Aline de Luna, Fabiana Fersasi, Juliana Aragão, Luis Carlos Alencar, Vladimir Seixas

Produção Executiva: Ana Rosa Tendler

Videografismo: Renato Vilaroca

Direção de Fotografia: Lúcio Kodato

O primeiro episódio da série faz uma viagem à década de 1960 e apresenta o já renomado poeta Ferreira Gullar como membro do CPC (Centro Popular de Cultura da UNE), que reunia artistas que utilizavam a arte para transmitir suas ideias políticas. Com o golpe de 1964, Gullar entra para o Partido Comunista como forma de se posicionar em relação à ditadura militar, e membros do então ilegal CPC fundam o Grupo Opinião, do qual participam, entre outros, Vianinha, João das Neves, Thereza Aragão (sua esposa), Zé Keti, Nara Leão, e, posteriormente, Maria Bethânia. Com espetáculos de sucesso de público e crítica, o Grupo Opinião se torna uma das mais importantes formas de resistência artística à ditadura. Em 1968, Gullar é denunciado como dirigente do Partido Comunista e entra para a clandestinidade, afastando-se da família e da vida social, sendo obrigado a viver escondido na casa de amigos, onde um quarto fechado passa a ser seu cenário cotidiano. Quando se vê sem mais opções, o poeta parte para o exílio.
Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Etapa/Nível de Ensino: Ensino Médio

Área de Ensino: Linguagens

Componente Curricular/Disciplina: Arte, Língua Portuguesa


Relatos de Professores (0)
Utilizou este filme em suas aulas? Relate sua experiência!
26 min
2014
Brasil
RJ
LIVRE

Séries: Há Muitas Noites na Noite | 7 Episódios de 26 Minutos

Diretor: Silvio Tendler

Elenco: Amir Haddad, Cipe Lincovsky, Daniel Hendler, Eduardo Tornaghi, Fernanda Azevedo, Ferreira Gullar, Julio Adrião, Marianna Mac Niven

Sinopse: O primeiro episódio da série faz uma viagem à década de 1960 e apresenta o já renomado poeta Ferreira Gullar como membro do CPC (Centro Popular de Cultura da UNE), que reunia artistas que utilizavam a arte para transmitir suas ideias políticas. Com o golpe de 1964, Gullar entra para o Partido Comunista como forma de se posicionar em relação à ditadura militar, e membros do então ilegal CPC fundam o Grupo Opinião, do qual participam, entre outros, Vianinha, João das Neves, Thereza Aragão (sua esposa), Zé Keti, Nara Leão, e, posteriormente, Maria Bethânia. Com espetáculos de sucesso de público e crítica, o Grupo Opinião se torna uma das mais importantes formas de resistência artística à ditadura. Em 1968, Gullar é denunciado como dirigente do Partido Comunista e entra para a clandestinidade, afastando-se da família e da vida social, sendo obrigado a viver escondido na casa de amigos, onde um quarto fechado passa a ser seu cenário cotidiano. Quando se vê sem mais opções, o poeta parte para o exílio.

Alugue