Plano de Aula

O ARRAIAL DE CANUDOS

O Arraial | Animação | De Adalgisa Luz,Otto Guerra | 1997 | 13 min | RS
14/07/2015
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Formação de Educadores, Educação de Jovens e Adultos
História, Geografia, Língua Portuguesa
Rosângela Maria de Moura
Acesse a ficha do filme



O curta retrata a vida no sertão, as dificuldades para a sobrevivência e o sonho de uma vida melhor inspirados no mito de Don Sebastião e nas promessas de Antônio Conselheiro. Leva-nos à reflexão sobre um episódio que marcou a nossa história e que ficou conhecido como: A guerra de Canudos. A revolta social pelas condições precárias de vida levou um povo ao extremo e a um dos piores massacres já vividos. Há sem dúvida a importância de trabalhar temas históricos de tanto impacto na sociedade e de estimular o aluno a ter um olhar mais atento sobre o cenário político e social, assim como a necessidade de promover a reflexão crítica dos alunos e oportunidades de criarem intervenções sociais como sugestões que poderiam ter mudado essa história.



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 Conhecer a história do Arraial de Canudos

 Conhecer a história da guerra de Canudos

 Refletir sobre a diferença entre República e Monarquia

 Desenvolver empatia e solidariedade com vítimas da miséria e da fome

 Conhecer a geografia do sertão

 Observar a linguagem do sertanejo

 Criar intervenções sociais

 Conhecer o mito de Don Sebastião

 Desenvolver a criatividade através de cartazes temáticos

 Expor os cartazes.


Etapa 1: (10 minutos)

O professor pode estimular uma discussão e perguntar se os alunos sabem o que foi o Arraial de Canudos. Falar sobre o cenário baiano, o sertão nordestino, a linguagem do sertanejo e quem foi Antônio Conselheiro.


Etapa 2: (40 minutos)

Neste segundo momento, pode apresentar o curta o Arraial e convidar os alunos para uma roda de conversa sobre a relação entre o curta e o mito de Don Sebastião, perguntar sobre a diferença entre República e Monarquia, estimulando os alunos a compartilhem as ideias de intervenção social que fossem capazes de mudar essa história.


Etapa 3: (30 minutos)

Em grupos os alunos poderão escolher um tema que mais lhes chamaram a atenção e elaborar cartazes com os temas escolhidos.


Etapa 4: (30 minutos)

Os alunos poderão apresentar os cartazes e explicar a sua escolha.


Etapa 5:

Os cartazes poderão ficar expostos em um mural.



Avaliação:

A verificação da aprendizagem poderá feita através da participação dos alunos, da criação de intervenções sociais, da confecção de cartazes e explicação dos mesmos.


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