Plano de Aula

ABRAM ALAS PARA A CRIATIVIDADE!

O Som da Luz do Trovão
14/04/2008
Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Ciências
José Manuel Moran
Acesse a ficha do filme



Este filme é muito comovente, pois evidencia a força e criatividade de um brasileiro que entre suas invenções vai transformando o seu cotidiano e dos que o rodeiam.
Ao refletir sobre o filme há uma pergunta não quer calar: esse espírito inventivo não está presente em nossos alunos?
Se olharmos o resultado das aulas de ciências, não!
Parece que algo se fragmenta no processo e a teoria e a prática se separam. Triste realidade! Passamos anos na escola matando nosso lado descobridor e inquieto.
Ainda paira sobre nossas cabeças, a figura do inventor, como alguém tão genial, que não faz parte de nossa realidade.
Muitas crianças são excelentes para "consertar" coisas, mas esta habilidade nunca é usada na escola. Na maioria das vezes só há espaço para as atividades cognitivas. O cérebro é usado para reproduzir, apropriar-se de informações, mas pouco estimulado a inventar, criar, visualizar novas possibilidades.
O filme nos comove, mas também nos inquieta. Quantos futuros inventores já estiveram nas salas de aulas e foram desestimulados a criarem?
Quando a ciência deixará de ser algo enfadonho e ligado a longos questionários que a memória se encarregará de esquecer?
Poucos professores têm em sua experiência como estudantes bons modelos de aulas de ciências, por isso talvez seja tão difícil fazer o que nunca foi feito com eles. Com esse histórico a responsabilidade só aumenta, pois o professor precisa resgatar seu lado descobridor a sua criatividade adormecida.
Quantas pesquisas são feitas no Brasil? Qual o investimento nesta área? As bolsas de estudo ainda referem-se a uma elite? Qual a divulgação de pesquisas bem sucedidas?
Nosso meio ambiente urge por mentes que associem progresso a um modo de vida mais sustentável. Na mudança de postura, adormece o futuro da vida na Terra.
Se nos perguntarem para dizer um nome de um pesquisador, um nome de peso na ciência? Virá um brasileiro em nossa mente?
Onde estarão estes inventores? Onde estarão aqueles que enxergarão novas possibilidades de viver, que farão pesquisas para melhorar a vida em sociedade?
Possivelmente em sua sala de aula. Educar é exercitar o futuro.
Abram passagem para a criatividade. O futuro agradece.


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Possibilitar :

 Discussão da figura do inventor (espírito questionador), o saber comum e a ciência.

 Premissas para a construção do conhecimento científico.

 Discussão sobre funcionamento de inventos tecnológicos e sua relação com a necessidade.

 Elaborar um blog para socialização das descobertas.


1. Entregar para os alunos uma folha em branco e pedir que façam um desenho com o seguinte tema: Se você pudesse inventar uma máquina, qual seria?


2. Socializar os desenhos e abrir um debate que suscite as seguintes reflexões:

a. Você gosta de estudar Ciências, Biologia, Física? Justifique sua resposta

b. O quanto a Ciência pode melhorar a nossa vida?

c. Você sabe o nome de algum cientista ou inventor?


3. Exibir o filme O Som da luz do Trovão


4. Debater sobre a criatividade do brasileiro, a relação entre ciência e senso comum


5. Propor que pesquisem em jornais, revistas e encartes de Ciências quais os assuntos científicos estão em destaque. Por exemplo: efeito estufa, célula- tronco, etc.


6. Discutir o papel e a importância do pesquisador nas informações retiradas dos jornais e revistas




Dicas:


Neste momento da atividade, os alunos já desmistificaram a figura do pesquisador, do inventor, portanto, pode-se propor que coloquem em jogo o que já descobriram


Outro aspecto a ser abordado é a presença das minorias nas ciências, por exemplo: quais invenções ou pesquisas são atribuídas as mulheres ou afro-descendentes?




7. Conversar com os alunos sobre o que é um blog e sua finalidade propor a criação de um blog com a visão de alunos a respeito de descobertas científicas


8. Visite a web e peça para os alunos analisarem uma série de blogs, desde o conteúdo até o layout, e se há blogs com uma temática semelhante


9. Faça uma eleição entre os alunos para o nome do blog


10. Envolva os alunos na elaboração do conteúdo inaugural do blog.



Dica: podem ser sugeridos vídeos, músicas, links informações para incrementar o blog.



11. Preparar uma pesquisa para ser enviada por e-mail para os amigos dos alunos: o que os jovens gostariam de discutir sobre descobertas científicas?



12. Tabular o resultado das pesquisas e levá-lo em consideração sobre a escolha do conteúdo do blog



13. Estabelecer um cronograma de postagem de conteúdos para que todos os alunos possam participar.



Dica: Ocasionalmente os alunos podem homenagear grandes cientistas e inventores, e até mesmo descobrir e divulgar inventores que não são famosos, mas nem por isso são menos criativos.



Avaliação:


 Verificar o envolvimento nas atividades

 A participação e produção nas pesquisas

 A produção textual dos blogs

 O interesse em pesquisar outras mídias para compor o blog.



Saiba mais em:


Site com artigo sobre o uso de blog na educação e dicas de como fazê-lo.

http://rafaelnink.com/blog/2008/04/11/blog-na-educacao/

Site com a história de algumas invenções:

http://www.canalkids.com.br/tecnologia/invencoes/

Artigo da Super interessante sobre invenções

http://super.abril.com.br/superarquivo/2005/conteudo_125585.shtml

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

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