Caro professor, o documentário “A Paixão Segundo Callado” conta a história de Antonio Callado, um jornalista e escritor brasileiro (1917–1997). Esse vídeo pode ser apresentado a partir dos anos finais do Ensino Fundamental.
Para compor o documentário, familiares e amigos de Callado colheram depoimentos, como da atriz Fernanda Montenegro e do escritor Ferreira Gullar, além de apresentar trechos de entrevistas do escritor e de reportagens feitas por ele.
A vida de Callado foi movimentada. Por ser jornalista, teve várias oportunidades de conhecer diversos lugares do Brasil e do mundo, experiências que foram fundamentais para a escrita das suas obras. Assim, ele transformava as suas vivências em literatura.
Antonio Callado esteve na Europa trabalhando para o jornal BBC na cobertura da Segunda Guerra Mundial, realizou reportagens no Vietnã do Norte na sua luta contra os Estados Unidos, participou de manifestações contra a Ditadura Militar no Brasil, escreveu com base na cerimônia indígena “Quarup” e fez reportagens a favor das Ligas Camponesas brasileiras.
Conforme fala do próprio escritor, só conheceu realmente o Brasil após o trabalho com a BBC, porque voltou ao país com vontade de explorá-lo e de elaborar obras literárias que valorizassem a pluralidade da identidade nacional. Os seus trabalhos literários tiveram a influência da alta literatura europeia, do romance policial inglês e da tradição brasileira.
O terceiro romance de Callado, Quarup (1967), foi considerado pela crítica uma das obras mais representativas do Brasil após a instauração do Regime Militar. Sua linguagem metafórica que mistura realidade histórica e narrativa ficcional permitiu abordar temáticas importantes e duras críticas ao governo desde os primórdios do Brasil.
Após assistirem ao vídeo, é possível guiar uma discussão em grupo acerca da vida de Callado, além de momentos históricos apresentados:
- Segunda Guerra Mundial;
- Guerra do Vietnã do Norte;
- Ditadura Militar no Brasil;
- Manifestações populares.
Uma sugestão de atividade prática é a elaboração individual ou coletiva de um texto (crônica, conto ou outros gêneros textuais) ou de uma reportagem sobre um problema do bairro ou da escola, a partir de uma visão crítica, como Antonio Callado fazia em suas obras.
Em outro momento, você, professor, deve revisar as produções e, com o auxílio dos estudantes, publicá-las em um meio digital, como redes sociais da turma. Outra indicação é preparar os textos para uma exposição ou apresentação escolar.
As questões podem ser respondidas e discutidas com os alunos a partir dos anos finais do Ensino Fundamental de acordo com o conhecimento prévio dos estudantes acerca dos assuntos abordados. Assim, o documentário tem como base as competências e habilidades da BNCC nos componentes curriculares Língua Portuguesa e História:
3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, foto denúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.
(EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.
6. Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.
(EF69LP21) Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.
1. Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.
(EF09HI09) Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.
(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
(EF09HI19) Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
(EF09HI20) Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.