Plano de Aula

GALILEU GALILEI

Galileu Galilei | Animação | De Cristiano Chaui | 2015 | 3 min | SP
28/04/2022
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Ciências da Natureza, Matemática, Física, História
Mylene Oliveira
Acesse a ficha do filme



O vídeo Galileu Galilei faz parte da série “Ilustrando História” e pode ser trabalhado com os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 


O episódio aborda a vida e os feitos de Galileu Galilei, um importante cientista italiano. Ele desenvolveu estudos nas áreas da astronomia, física e matemática. Foi responsável, por exemplo, por aperfeiçoar o telescópio, objeto que permite observar os astros do céu, e aprimorar conceitos sobre o pêndulo. A partir do vídeo, é possível discutir sobre a importância da ciência e da experimentação para a sociedade e a relevância de estudar esse e outros cientistas.


Essa produção audiovisual pode ser assistida pela turma ou de forma individual. De qualquer modo, cabe a você, professor, proporcionar uma reflexão coletiva, além de outras atividades que abordam os assuntos discutidos, como debates, leituras complementares e pesquisas, com o intuito de desenvolver o senso crítico dos educandos, estimular a autonomia e incentivar a busca pelo conhecimento.


Como sugestão de atividade, que observar os astros no céu junto com a turma, assim como feito pelo cientista?


Peça para cada estudante observar o céu por alguns dias e fazer as devidas anotações, por exemplo: o horário que o Sol nasce e se põe, quando surge a primeira estrela, qual é a fase da Lua, diferenças entre o dia e a noite, dentre outras questões.


Também faça essa atividade coletivamente durante a aula e, ao final do período estabelecido, promova um momento para ouvir as experiências dos alunos.


Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.


ENSINO FUNDAMENTAL


Ciências da Natureza


3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.


(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.


(EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.


ENSINO MÉDIO


Ciências da Natureza e suas Tecnologias


3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).


(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.



EM13CNT301 - Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

Galileu Galilei - Questionário

Crie o seu próprio Teste!

Criar Teste





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)