Plano de Aula

MICHELANGELO

Michelangelo | Animação | De Cristiano Chaui | 2015 | 3 min | SP
02/05/2022
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Língua Portuguesa, Linguagens, Arte
Mylene Oliveira
Acesse a ficha do filme



O vídeo Michelangelo faz parte da série “Ilustrando História” e pode ser trabalhado com os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 


O episódio aborda a vida e os feitos de Michelangelo, um reconhecido escultor mundial e um dos maiores artistas do Renascimento. Desde novo, Michelangelo demonstrou interesse pelas artes e logo começou a esculpir obras que ficaram famosas por serem muito expressivas.  


Como sugestão de atividade, o que acha de apresentar imagens de suas obras para a turma?


Posteriormente, os alunos devem criar esculturas utilizando argila, além de um pouco de água e objetos auxiliares, como palitos.


Os trabalhos prontos podem ser expostos em algum local da instituição para que os demais alunos possam vê-los.


A partir do vídeo, também é possível discutir sobre a importância da arte, além da busca por conhecimento e a relevância de estudar esse e outros artistas. Essa produção audiovisual pode ser assistida pela turma ou de forma individual. De qualquer modo, cabe a você, professor(a), proporcionar uma reflexão coletiva, além de outras atividades que abordem os assuntos discutidos, como debates, leituras complementares e pesquisas, com o intuito de desenvolver o senso crítico dos educandos, estimular a autonomia e incentivar a busca pelo conhecimento.


Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.


ENSINO FUNDAMENTAL


Arte


1. Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.


(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.


(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). 


ENSINO MÉDIO


Linguagens e suas Tecnologias


6. Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.


(EM13LGG602) Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.



EF15AR04 - Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
EF69AR05 - Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
EM13LGG602 - Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.

Michelangelo - Questionário

Crie o seu próprio Teste!

Criar Teste





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)