Plano de Aula

NA HORA DA SEDE!

Na hora da sede!
09/05/2022
Ensino Médio
Ciências Humanas, Geografia, Sociologia
Stella
Acesse a ficha do filme



Neste plano de aula, preparamos propostas para a utilização do episódio “Na hora da sede!”, que faz parte da série “Linhas Abertas” e está disponível na coleção “Ecologia e Meio Ambiente”.


Esse episódio foi escrito por João Vargas e levanta discussões sobre o enfrentamento de um dos maiores desafios da sociedade moderna: poluição e tratamento de cursos d’água urbanos. Usando o exemplo da cidade de São Paulo, o episódio levanta várias problemáticas comuns a muitas cidades brasileiras e ventila ideias para construir soluções que envolvem logísticas ambientalmente adequadas e a Educação Ambiental.


Com o auxílio desse material, você pode trabalhar o tema com estudantes do Ensino Médio em disciplinas da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (principalmente Geografia e Sociologia). 


Em Geografia, o documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:



  • Relação entre o processo de urbanização e canalização dos rios;

  • Explosão demográfica;

  • Abundância de água doce em território brasileiro;

  • Impacto da indústria na poluição hídrica;

  • Enchentes em grandes metrópoles e sua relação com a canalização dos rios.


Em Sociologia:



  • Desigualdade ambiental: quem mais sofre com a falta de saneamento básico?

  • Papel dos atores políticos na construção de soluções para a questão da água;

  • Tratamento da água como dever público e direito da população;

  • Quais as mudanças, possibilidades e limitações do Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020);


Propomos que aborde esse tema considerando o contexto da escola em que trabalha e a cidade que ela está inserida, trazendo exemplos que estimulem a aprendizagem situada dos estudantes e que levantem possíveis soluções ou caminhos para superar desafios locais. 


Caso queira trabalhar de maneira interdisciplinar, sugerimos que considere levar essas discussões para disciplinas de Química e Biologia, componentes curriculares que permitem trabalhar aspectos relacionados aos impactos ambientais da poluição hídrica, técnicas químicas para realizar o tratamento de água e os problemas na saúde pública causados pela falta de tratamento de esgoto (endemias de doenças com transmissão fecal-oral, por exemplo).


Como esse tema é um grande desafio para o Brasil e o mundo, além de estar sempre em voga em discussões ambientais, principalmente em reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU), é muito cotado como tema de redações do ENEM e outros vestibulares ou concursos. Portanto, também é uma boa ideia trabalhar a produção de textos em conjunto com professores de Português e Literatura.


Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:


1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.


(EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.


2. Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.


(EM13CHS202) Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.


(EM13CHS206) Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico.


3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.


(EM13CHS301) Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.


(EM13CHS304) Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.


(EM13CHS306) Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).



EM13CHS104 - Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
EM13CHS105 - Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.
EM13CHS202 - Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.
EM13CHS205 - Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.
EM13CHS206 - Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico.
EM13CHS301 - Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.
EM13CHS304 - Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.
EM13CHS306 - Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).

Na hora da sede! - Questionário

Crie o seu próprio Teste!
Criar Teste





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)