Neste plano de aula, preparamos propostas para a utilização do episódio “Na hora da sede!”, que faz parte da série “Linhas Abertas” e está disponível na coleção “Ecologia e Meio Ambiente”.
Esse episódio foi escrito por João Vargas e levanta discussões sobre o enfrentamento de um dos maiores desafios da sociedade moderna: poluição e tratamento de cursos d’água urbanos. Usando o exemplo da cidade de São Paulo, o episódio levanta várias problemáticas comuns a muitas cidades brasileiras e ventila ideias para construir soluções que envolvem logísticas ambientalmente adequadas e a Educação Ambiental.
Com o auxílio desse material, você pode trabalhar o tema com estudantes do Ensino Médio em disciplinas da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (principalmente Geografia e Sociologia).
Em Geografia, o documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:
- Relação entre o processo de urbanização e canalização dos rios;
- Explosão demográfica;
- Abundância de água doce em território brasileiro;
- Impacto da indústria na poluição hídrica;
- Enchentes em grandes metrópoles e sua relação com a canalização dos rios.
Em Sociologia:
- Desigualdade ambiental: quem mais sofre com a falta de saneamento básico?
- Papel dos atores políticos na construção de soluções para a questão da água;
- Tratamento da água como dever público e direito da população;
- Quais as mudanças, possibilidades e limitações do Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020);
Propomos que aborde esse tema considerando o contexto da escola em que trabalha e a cidade que ela está inserida, trazendo exemplos que estimulem a aprendizagem situada dos estudantes e que levantem possíveis soluções ou caminhos para superar desafios locais.
Caso queira trabalhar de maneira interdisciplinar, sugerimos que considere levar essas discussões para disciplinas de Química e Biologia, componentes curriculares que permitem trabalhar aspectos relacionados aos impactos ambientais da poluição hídrica, técnicas químicas para realizar o tratamento de água e os problemas na saúde pública causados pela falta de tratamento de esgoto (endemias de doenças com transmissão fecal-oral, por exemplo).
Como esse tema é um grande desafio para o Brasil e o mundo, além de estar sempre em voga em discussões ambientais, principalmente em reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU), é muito cotado como tema de redações do ENEM e outros vestibulares ou concursos. Portanto, também é uma boa ideia trabalhar a produção de textos em conjunto com professores de Português e Literatura.
Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
(EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.
2. Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
(EM13CHS202) Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.
(EM13CHS206) Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico.
3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
(EM13CHS301) Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.
(EM13CHS304) Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.
(EM13CHS306) Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).