Neste plano de aula, preparamos propostas para a utilização do episódio “O Galo Preto Chegou”, presente na série “Visceral Brasil”. O episódio foi escrito e dirigido por Márcia Paraíso e tem como tema principal o cantor, compositor e instrumentista pernambucano Tomás de Aquino Leão Cavalcanti, mais conhecido como Galo Preto.
O episódio entrevista o artista, que conta sua história desde o início da adolescência até se tornar uma importante figura do cenário musical brasileiro. O cantor aparece para reafirmar que a história da música brasileira foi construída com a ajuda de artistas de várias regiões, incluindo do nordeste brasileiro.
A partir desse material, é possível trabalhar com estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio dentro da área da e Linguagens e suas Tecnologias (principalmente na disciplina de Arte).
Em Arte, o documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:
- A História da música brasileira;
- A diversidade da música brasileira, principalmente a nordestina;
- Regionalidades do estilo musical conhecido como coco;
- Importantes artistas nordestinos brasileiros.
Sugerimos que você use uma dinâmica para levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre os artistas nordestinos que eles conhecem, principalmente se sua escola estiver em polos econômicos, como nas regiões sudeste e sul do Brasil. Partindo desse levantamento, você pode elaborar atividades que exercitem questionamentos e ascendam discussões considerando esse Brasil visceral, ou seja, o interior do Brasil que também produz cultura e é berço de grandes artistas.
Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:
Linguagens e suas tecnologias:
No Ensino Fundamental II
Arte
(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR18) Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
No Ensino Médio
2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.
(EM13LGG201) Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
6. Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
(EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.