Caro professor, neste plano de aula, preparamos propostas para a utilização do filme “Sapiens: o novo início”, dirigido por Olivier. O filme conta a história de uma das maiores descobertas da arqueologia mundial: o fóssil de Homo sapiens mais antigo já encontrado. Ao longo dos seus 87 minutos, somos apresentados ao contexto histórico da descoberta e às evidências fósseis que corroboram mais um capítulo da História da evolução humana.
O filme traz informações, reflexões e quebra paradigmas sobre o comportamento, distribuição e influência do que, até aqui, são os primeiros humanos desse planeta. É possível trabalhar esse episódio com estudantes do Ensino Fundamental II (9º ano principalmente) e Ensino Médio dentro das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (principalmente na disciplina de História e Geografia) e das Ciências da Natureza (principalmente Ciências/Biologia).
Em História, o documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:
- Pré-história (Idade da Pedra Lascada, Paleolítico)
- Povos originários;
- Importância de sítios arqueológicos;
- Arqueologia e para descobrir a história humana.
Em Geografia:
- Processos de migração;
- Diferenças entre povos nômades e sedentários;
- Teoria dos primeiros habitantes das américas;
- Formação de fósseis;
- Mudanças geográficas da terra durante milhares de anos.
Em Ciências/Biologia:
- Técnicas de datação de fósseis;
- Formação de fósseis.
- Evolução humana;
- Diferenciações entre espécies;
- Caracteres taxonômicos;
- Evolução das espécies;
- Seleção naturais;
- Mutações e recombinações gênicas.
Sugerimos que, antes de passar o filme para os estudantes, você faça um levantamento de conhecimentos prévios para identificar o que eles já sabem sobre o surgimento dos primeiros Homo sapiens. Após a exibição do filme, faça outra discussão sobre o assunto para mapear quais os pontos mais fixados s e quais não foram bem entendidos.
Também vale a pena trazer a discussão para um contexto brasileiro, já que contamos com grande diversidade de sítios arqueológicos. O exemplo do fóssil de Luzia, descoberto em Lagoa Santa, também pode ser abordado para iniciar discussões sobre a chegada do Homo sapiens nas américas.
Museus também são ótimas alternativas para deixar as aulas sobre esse assunto mais práticas e interativas. Caso não consiga levar seus estudantes para um museu, sugerimos que você convide algum pesquisador(a) para falar de alguma descoberta recente e responder questionamentos genuínos dos estudantes em uma dinâmica similar à uma entrevista. Pedir para eles bolarem perguntas e sistematizarem dúvidas para serem tiradas no encontro pode ser bem interessante.
Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:
No Ensino Fundamental II
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
História
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
(EF07HI12) Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
Geografia
(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
Ciências
(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
(EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
No Ensino Médio
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
1- Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
(EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
(EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.
2- Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
(EM13CHS201) Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
(EM13CHS202) Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.
(EM13CHS206) Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico.
Ciências da Natureza
2- Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
(EM13CNT201) Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.
(EM13CNT208) Aplicar os princípios da evolução biológica para analisar a história humana, considerando sua origem, diversificação, dispersão pelo planeta e diferentes formas de interação com a natureza, valorizando e respeitando a diversidade étnica e cultural humana.