Plano de Aula

ORALIDADE E IDENTIDADE

Pessoas - Contar para Viver | Documentário | De Marcelo Machado,Marco Del Fiol,Pedro Cézar,Tatiana Toffoli,Viviane Ferreira | 2020 | 90 min | SP
11/02/2025
Ensino Médio
Linguagens, Ciências Humanas, História, Sociologia, Língua Portuguesa, Arte
Katia Montinelle
Acesse a ficha do filme



O plano de aula "Oralidade e Identidade" tem como objetivo explorar a importância das narrativas pessoais na construção da identidade individual e coletiva. A partir do documentário "Pessoas - Contar para Viver", os alunos irão refletir sobre como as histórias de vida moldam a cultura, a memória social e a comunicação entre diferentes gerações.


A atividade incentiva a valorização da oralidade e do documentário como ferramenta de preservação da memória, além de promover a empatia e o diálogo sobre diferentes vivências. O plano inclui a exibição de trechos do documentário, debates e a produção de narrativas pessoais, onde os alunos poderão compartilhar histórias próprias ou de pessoas próximas.


Os principais temas abordados serão a importância da oralidade, a releitura de narrativas e o papel do documentário na preservação da memória social.



EM13LP17 - Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados (vlog, videoclipe, videominuto, documentário etc.), apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e coletivas.
EM13LP20 - Compartilhar gostos, interesses, práticas culturais, temas/ problemas/questões que despertam maior interesse ou preocupação, respeitando e valorizando diferenças, como forma de identificar afinidades e interesses comuns, como também de organizar e/ou participar de grupos, clubes, oficinas e afins.

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  1. Explorar a relevância das narrativas pessoais na construção da identidade e da memória coletiva.

  2. Refletir criticamente sobre histórias de vida e seu significado cultural.

  3. Valorizar a oralidade como forma de transmissão de conhecimento e preservação da história.

  4. Estimular a produção criativa por meio da contação e gravação de histórias pessoais.

  5. Compreender o documentário como ferramenta de transformação social.



Competências abordadas:




  • Competência Geral 4: Compreender e usar diferentes linguagens – verbal, visual, corporal e artística – de forma crítica e significativa.

  • Competência Geral 5: Valorizar manifestações culturais e artísticas na formação da identidade social.

  • Competência Geral 8: Desenvolver empatia, diálogo e respeito às diversas formas de expressão cultural.



Primeira Aula: Relatos de Identidade



1. Problematização (15 min):




  • Disponibilizar o link do documentário para visualização prévia:

    Pessoas - Contar para Viver

  • Perguntas iniciais para estimular a reflexão:

    • Por que as histórias de vida são importantes para nós?

    • Como experiências pessoais refletem aspectos mais amplos da sociedade?

    • Como a oralidade preserva a história de uma comunidade?

    • Como podemos reinterpretar nossas próprias histórias de vida?

    • De que forma documentários podem transformar a sociedade ao dar voz a grupos marginalizados?





2. Exibição do filme (25 min):




  • Trechos selecionados do documentário para análise e discussão:

    • 7:53 a 10:27

    • 16:20 a 22:00

    • 27:54 a 35:09

    • 51:07 a 51:57

    • 01:05:50 a 01:10:27

    • 01:21:20 a 01:24:33





3. Organização para Produção Narrativa (10 min):




  • Divisão dos alunos em cinco grupos, onde cada equipe criará sua própria narrativa baseada em histórias de vida de familiares ou amigos.

  • Os alunos serão incentivados a gravar ou filmar suas narrativas, incorporando elementos artísticos na montagem.

  • Disponibilização de material informativo sobre o Museu da Pessoa, um projeto que valoriza a memória coletiva por meio de histórias orais.





Segunda Aula: Memórias em Palavras



1. Apresentação das Narrativas (25 min):




  • Cada grupo apresentará sua gravação ou contação de histórias, compartilhando vivências e experiências culturais.



2. Roda de Conversa e Reflexão Final (25 min):




  • Discussão em círculo sobre as histórias retratadas no documentário e as experiências compartilhadas pelos alunos.

  • Perguntas para estimular a reflexão:

    • O que aprenderam ouvindo as histórias dos colegas?

    • Como foi o processo de criar e compartilhar suas próprias narrativas?

    • Como a oralidade influencia a identidade cultural?

    • De que forma ouvir histórias de diferentes culturas amplia nossa visão de mundo?





A avaliação será baseada na participação ativa nas atividades e na produção das narrativas:

? Engajamento no debate sobre a importância das histórias de vida.

? Criatividade e clareza na produção das narrativas pessoais.

? Reflexão crítica sobre a oralidade e sua relação com identidade e memória social.

? Qualidade da apresentação das gravações e contação de histórias.



Ao final, os alunos poderão refletir:




  • Como essa experiência os fez repensar a importância das histórias?

  • O que mudou na percepção sobre identidade e memória?

  • Como os documentários ajudam a preservar histórias que poderiam ser esquecidas?



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