Relato de atividade em sala de aula

CUIDADO E PROTEÇÃO À NATUREZA

Visualizações |
Vote aqui
07/11/2023
Educação Infantil
13
Francieli Pedais Xavier
E.M.E.I. JOANNA MADÓGLIO DE ALMEIDA | SP | SAO MANUEL | Municipal





Durante o mês de setembro e início do mês de outubro, trabalhamos na escola “A Natureza”, relacionando com o projeto da nossa feira literária, que teve a temática “Doce leitura no jardim da Joanna”. O trabalho desenvolvido neste período foi visando, além da aquisição de conceitos, como letras, números, quantidades, formas, cores, entre outros, também foi levando em consideração a necessidade da construção de um ser humano com a consciência da importância da natureza e de sua preservação. O vídeo em questão trata da demora no crescimento de um jardim plantado pelos personagens do desenho, eles relatam que, mesmo tendo tido todos os cuidados necessários, o jardim estava demorando muito para crescer. Como a história se trata de um mistério, eles começam uma investigação para saber o que está errado e descobrem algumas questões que ainda não tinham pensado, como a água, o adubo, as minhoquinhas e seus benefícios para terra. Quando eles resolvem juntos todos os problemas, o jardim cresce e floresce muito bonito. Durante o período citado acima, nós tivemos várias discussões sobre plantio e o vídeo veio para além de uma visualização divertida do assunto, nos deu a oportunidade de ampliar nosso horizonte sobre as necessidades de uma planta e de alimentarmos nosso leque de atividades.


 


Nossa feira literária teve o tema de jardim, então, nós professores, nos dividimos em alguns temas relacionados, nossa sala ficou com as “Formigas”, então trabalhamos: as fábulas com o teatro da Fábula “A Formiga e a Neve”, depois construímos uma Árvore das fábulas e, durante a construção da árvore (que foi feita com um galho seco), surgiram perguntas sobre como nasce uma árvore e se aquela era uma árvore de verdade. A partir destas perguntas iniciamos então um trabalho de “Plantas”. Tivemos o plantio de uma amoreira na escola relacionado com o Dia da Árvore, o que já elencamos com os cuidados necessários para o crescimento de uma planta. Fizemos a experiência de como as plantas bebem água, com corante alimentício na água que pintou as pétalas das flores. Fizemos o plantio também de sementes de girassol, onde pudemos perceber, além do que já havíamos falado antes, o tempo de germinação e crescimento.

O vídeo veio como complemento a tudo que já havíamos trabalhado de uma maneira divertida. E, para termos uma consolidação do que vimos no vídeo, fizemos a construção de um “Jardim de forminhas de brigadeiro” e a pintura de um jardim florido como o do “Peixonalta”.

Lembrando que, todas as atividades realizadas, partiram de propostas dos livros que utilizamos na escola: “Porta Aberta, Educação Infantil – Pré-Escola I” e “Educação Infantil, Crianças Pequenas – Volume II”. Algumas atividades tiveram adaptações necessárias para o tema e o material que tínhamos disponíveis.


 


Tivemos alguns problemas técnicos para assistir, então, tivemos que adiar por 3 vezes. Assistir foi muito prazeroso, além de ser educativo, as crianças adoraram os personagens e a maneira clara que foram explicadas as questões que, em seguida, geraram mais questões... Eles indagaram sobre o porquê das plantas precisarem de tudo aquilo, perguntaram se todas as plantas precisam da mesma coisas, algumas crianças trouxeram relatos de suas vivências falando que em casa a mamãe tem planta que precisa de sombra e outras de sol, uma precisa de muita agua e outras de menos e, com essa troca de experiências, podemos entender um pouquinho sobre as plantas e sobre a sua importância. Ao final da nossa experiência, um aluno nos lembrou que plantamos uma amoreira no dia da árvore e disse que temos que ter todo esse cuidado para que ela cresça. Então, resolvemos fazer uma lista juntos de ações que devemos fazer para cuidar de nossa planta.