Relato de atividade em sala de aula

PROJETO CULTURA AFRO-BRASILEIRA + VÍDEO CURTA EDUCAÇÃO

Visualizações |
Vote aqui
21/11/2023
História, Arte
Empatia e cooperação
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
16
Maria Tatiana Sete Ribeiro Casagrande
IDA INNOCENTI LUIZETTO EMEFEI | SP | São Manuel | Municipal





O filme “Dandara e Zumbi dos Palmares” foi usado como recurso para complementar uma sequência de atividades relacionadas ao Projeto “Cultura Afro-Brasileira” e foi realizado em conjunto pelas três salas do 1º Ano, com intuito de sensibilizar e conscientizar os alunos quanto ao preconceito e à discriminação racial.


 


- Por que somos de cores diferentes? (Livro)

- Dandara e Zumbi dos palmares. (Vídeo)

- Atividade de autorretrato.

- Brincadeira: Amarelinha Africana. 

 

- Propor aos alunos assistirem ao vídeo que conta a história de Dandara e Zumbi dos Palmares, explicar um pouco sobre a cultura afro-brasileira aos alunos e, em seguida, realizar a leitura do livro com a história: “Por que somos de cores diferentes?” 

- Propiciar uma roda de conversa deixando as crianças participarem, comentando o que acharam do vídeo e da história e se algum deles tem alguma coisa a dizer sobre o que viram até o momento. 

- Em seguida, realizar uma atividade propondo aos alunos que façam o seu autorretrato, baseado na história que ouviram. 

- Para finalizar, propiciar um momento lúdico de interação com a brincadeira: Amarelinha Africana.


 


O resultado dessa sequência de atividades relacionados à cultura afro-brasileira foi muito satisfatório, pois a utilização de atividades lúdicas despertou o interesse de todos os alunos e a compreensão de forma significativa. Cada um participou com seu relato sobre a cor da pele e até mesmo de seus descendentes, por meio de histórias que ouviram de seus pais.