Relato de atividade em sala de aula

RELAÇÕES ECOLÓGICAS ENTRE OS SERES VIVOS

Abelhas e Companhia
22/11/2023
Argumentação
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
17
Juliana Quessada Gimenes Vieira



- Conhecer e compreender a relação entre animais da mesma espécie, animais de diferentes espécies, entre plantas e animais e o processo de polinização, e a importância dos polinizadores.

- Conhecer o ecossistema marinho e a biodiversidade das espécies de animais marinhos e compreender como algumas espécies (as anêmonas) se relacionam com outros seres vivos.

- Estabelecer relações entre as coberturas vegetais, fauna, clima, relevo, solos e recursos hídricos em biomas e ecossistemas situados no território brasileiro.

- Reconhecer seu papel na sociedade e a importância de cada indivíduo.

- Desenvolver a oralidade para relatar sobre um determinado tema já estudado ou não, buscando conhecer, através de diferentes questionamentos.  


 


Conversa inicial sobre o tema e “tempestade de ideias” (palavras-chaves) sobre o que eles imaginavam que trataríamos no assunto “Relações Ecológicas”. Em seguida, realizamos um estudo sobre as relações entre os seres vivos da mesma espécie e de espécies diferentes, no livro didático de Ciências da Natureza. Após o estudo e observação de imagens/fotografias das diferentes relações ecológicas entre os seres vivos, houve um grande interesse por parte dos estudantes sobre os mais diferentes seres vivos e como se relacionavam no ambiente em que vivem.

Foi então que assistimos aos dois vídeos “Abelhas e Companhia” e “Anêmonas e Companhia” e, logo, observaram várias diferenças entre esses seres vivos, tais como: ambiente em que vivem, diferentes seres vivos que se relacionam, seu papel e importância para o ecossistema, curiosidades, dentre outros.

Ao falarmos sobre a sociedade das abelhas e como cada uma delas realizam seu papel dentro da colmeia, fizemos uma comparação de como vivemos em sociedade, cada um realizando seu papel como cidadão e contribuindo para uma boa convivência, inclusive nossa relação direta com os seres vivos da natureza e respeito na ação humana, na conservação do Meio-Ambiente. Observamos também o mapa com os biomas brasileiros para identificarmos onde podemos encontrar os diferentes seres vivos já estudados. 

Ao final, realizamos diversas atividades tais como, identificar se as relações entre os seres vivos são harmônicas ou desarmônicas, como ocorre o ciclo de vida das abelhas, como ocorre a produção de mel e a estrutura social das abelhas. Conversamos sobre as curiosidades das anêmonas e que outros seres do ambiente marinho eles conheciam. Ao final, retomamos às palavras (“tempestade de ideias”) para verificação, formando, assim, uma nova “tempestade” com palavras mais adequadas e coerentes ao que aprendemos. Finalizamos com desenhos/ilustrações dos vídeos assistidos.


 


Conversa inicial sobre o tema e “tempestade de ideias” (palavras-chaves) sobre o que eles imaginavam que trataríamos no assunto “Relações Ecológicas”. Em seguida, realizamos um estudo sobre as relações entre os seres vivos da mesma espécie e de espécies diferentes, no livro didático de Ciências da Natureza. Após o estudo e observação de imagens/fotografias das diferentes relações ecológicas entre os seres vivos, houve um grande interesse por parte dos estudantes sobre os mais diferentes seres vivos e como se relacionavam no ambiente em que vivem.

Foi então que assistimos aos dois vídeos “Abelhas e Companhia” e “Anêmonas e Companhia” e, logo, observaram várias diferenças entre esses seres vivos, tais como: ambiente em que vivem, diferentes seres vivos que se relacionam, seu papel e importância para o ecossistema, curiosidades, dentre outros.

Ao falarmos sobre a sociedade das abelhas e como cada uma delas realizam seu papel dentro da colmeia, fizemos uma comparação de como vivemos em sociedade, cada um realizando seu papel como cidadão e contribuindo para uma boa convivência, inclusive nossa relação direta com os seres vivos da natureza e respeito na ação humana, na conservação do Meio-Ambiente. Observamos também o mapa com os biomas brasileiros para identificarmos onde podemos encontrar os diferentes seres vivos já estudados. 

Ao final, realizamos diversas atividades tais como, identificar se as relações entre os seres vivos são harmônicas ou desarmônicas, como ocorre o ciclo de vida das abelhas, como ocorre a produção de mel e a estrutura social das abelhas. Conversamos sobre as curiosidades das anêmonas e que outros seres do ambiente marinho eles conheciam. Ao final, retomamos às palavras para verificação, formando, assim, uma nova “tempestade” com palavras mais adequadas e coerentes ao que aprendemos. Finalizamos com desenhos/ilustrações dos vídeos assistidos.

Os estudantes realizaram lindas ilustrações de abelhas e anêmonas bem como algumas explicações por meio de palavras-chaves ou frases. Gostaram muito do tema estudado, dos vídeos da série, pois muitos deles se quer sabiam como eram realizados o mel e que havia uma divisão de tarefas entre as abelhas. As anêmonas também geraram nos estudantes ‘um despertar’, pois a maioria desconhecia este ser vivo ou apenas conhecia o nome, sem conhecer suas relações e sua importância para o Meio-Ambiente, gostaram muito de conhecer algumas curiosidades sobre elas.