Relato de atividade em sala de aula

PROJETO CULTURA AFRO-BRASILEIRA + VÍDEO CURTA EDUCAÇÃO

Visualizações |
Vote aqui
22/11/2023
História, Arte
Empatia e cooperação
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
15
Amanda Augusta Romão Vidotto
EMEFEI. IDA INNOCENTI LUIZETTO | SP | SAO MANUEL | Municipal





O filme Dandara e Zumbi dos Palmares foi usado como recurso para complementar uma sequência de atividades relacionadas ao Projeto Cultura Afro-Brasileira e foi realizado em conjunto pelas três salas do 1º Ano, com intuito de sensibilizar e conscientizar os alunos quanto ao preconceito e à discriminação racial.


- Dandara e Zumbi dos Palmares. (Vídeo)

- Por que somos de cores diferentes? (Livro)

- Atividade de autorretrato.

- Amarelinha Africana. 

 

Propor aos alunos assistirem ao vídeo que conta a história de Dandara e Zumbi dos Palmares, explicar um pouco sobre a cultura afro-brasileira aos alunos e, em seguida, realizar a leitura do livro com a história “Por que somos de cores diferentes?” 

Propiciar uma roda de conversa deixando as crianças participarem comentando o que acharam do vídeo e da história e se algum deles tem alguma coisa a dizer sobre o que viram até o momento. 

Realizar uma atividade propondo aos alunos fazerem seu autorretrato baseado na história que ouviram. Para finalizar, propiciar um momento lúdico de interação com a brincadeira: Amarelinha Africana.


 


O resultado dessa sequência de atividades relacionadas à cultura afro-brasileira foi muito satisfatório, pois a utilização de atividades lúdicas despertou o interesse de todos os alunos e a compreensão de forma significativa.