Relato de atividade em sala de aula

A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS NA PRÁTICA

Visualizações |
Vote aqui
02/11/2024
Língua Portuguesa
Pensamento científico, crítico e criativo
Ensino Médio
41
Roberlandio Rodrigues Nunes
JOSE OSMAR PLACIDO DA SILVA PROFESSOR EEEP | CE | Barro | Estadual





A Interpretação dos Sonhos de Lyana Peck" tem como principais objetivos explorar a psicanálise, a interpretação dos sonhos e suas relações com a vida cotidiana e a cultura. O filme reúne profissionais renomados como Tania Rivera, Christian Dunker, Daniel Omar e Rita Von Hunty para discutir e analisar esses temas de forma profunda e acessível ao público. Entre os objetivos específicos do filme, podemos destacar:

1. Divulgação da Psicanálise: Apresentar conceitos fundamentais da psicanálise ao público em geral, mostrando como a interpretação dos sonhos pode ser uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento e a compreensão de questões inconscientes.

2. Educação e Reflexão: Promover a reflexão sobre a importância dos sonhos na vida psíquica e cultural, incentivando o espectador a considerar suas próprias experiências oníricas de maneira mais atenta e crítica.

3. Diálogo Multidisciplinar: Estimular o diálogo entre diferentes campos do conhecimento, incluindo a psicanálise, a psicologia, a filosofia e as artes, mostrando como esses campos podem se complementar e enriquecer mutuamente.

4. Inspiração e Provocação: Provocar e inspirar os espectadores a explorarem mais profundamente suas próprias mentes e sonhos, incentivando uma postura mais introspectiva e investigativa em relação às suas experiências pessoais e culturais.

5. Inclusão e Diversidade: Abordar a interpretação dos sonhos sob diversas perspectivas, considerando a pluralidade de experiências e contextos culturais, promovendo uma visão inclusiva e diversa da psicanálise.

 

 


1. Introdução Teórica (1ª aula): Apresentação dos principais conceitos sobre interpretação dos sonhos. Leitura de textos introdutórios de Freud e Lacan.

2. Exibição do Filme (2ª aula): Exibição do filme "A Interpretação dos Sonhos". Os alunos deverão tomar notas sobre os pontos mais relevantes discutidos pelos especialistas.

3. Discussão em Grupo (3ª aula): Formação de grupos para discutir as diferentes perspectivas apresentadas no filme. Cada grupo ficará responsável por analisar um segmento específico.

4. Apresentação de Grupos (4ª aula): Cada grupo apresentará suas análises e discutirá como os conceitos teóricos se aplicam aos casos práticos mostrados no filme.

5. Análise Individual (5ª aula): Redação de um ensaio individual sobre a influência cultural na interpretação dos sonhos, baseando-se nas reflexões de Rita Von Hunty.

6. Debate Final (6ª aula): Debate aberto sobre a relevância da interpretação dos sonhos na prática clínica atual. Reflexão sobre o que foi aprendido e como pode ser aplicado.


Durante a aplicação do filme como recurso educacional, foram observados vários aspectos positivos. Os alunos demonstraram um alto nível de engajamento durante a exibição do filme e participaram ativamente das discussões em grupo. O uso do filme facilitou a compreensão dos conceitos teóricos complexos, tornando-os mais acessíveis e interessantes. No entanto, alguns desafios foram enfrentados, como a necessidade de tempo adicional para discussões mais profundas e a variação no nível de participação entre os alunos.

O feedback dos alunos foi amplamente positivo. Muitos relataram que o filme ajudou a visualizar e compreender melhor os conceitos teóricos discutidos em aula. Eles apreciaram a diversidade de perspectivas apresentadas pelos especialistas e a forma como os temas foram contextualizados. Alguns alunos sugeriram que mais filmes e recursos audiovisuais fossem integrados ao currículo, destacando que isso aumentou seu interesse e motivação para aprender.

A experiência de uso do filme no contexto educacional foi bem-sucedida, contribuindo significativamente para o alcance dos objetivos de aprendizagem. A combinação de teoria e prática, proporcionada pelo filme, facilitou a compreensão dos alunos e promoveu um aprendizado mais profundo e significativo. No futuro, seria benéfico incluir mais tempo para discussões e reflexões, além de diversificar os métodos de avaliação para incluir apresentações orais e projetos criativos. Essa abordagem integrada e multifacetada pode enriquecer ainda mais a experiência educacional e preparar melhor os alunos para a prática profissional.